A Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) trouxe para o Brasil o aplicativo GraphoGame para apoiar os professores, em atividades de ensino remoto, e as famílias, no acompanhamento das crianças no processo de aquisição de habilidades de literacia.
Desde 2020 à disposição, o aplicativo ajuda os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro. O jogo é especialmente eficaz para crianças que estão aprendendo as relações entre letras e sons.
O jogo é disponibilizado em modo off-line, ou seja, uma vez baixado e instalado, não precisa mais de conexão com a internet.
O GraphoGame é organizado em fases, com sequências de dificuldades crescentes. Nas primeiras fases, as crianças têm contato com sons de vogais e de consoantes. Logo em seguida, são apresentadas sílabas simples com duas letras e, depois, sílabas cada vez mais complexas. Após, são trabalhadas palavras inteiras.
O aplicativo apresenta uma dinâmica de jogo baseada em evidências científicas, a fim de desenvolver, por exemplo, a ortografia e as habilidades de leitura. O GraphoGame é o resultado de décadas de pesquisas de cientistas da leitura da Finlândia e de outros países. Todo o seu conteúdo foi adaptado para o português do Brasil pelo Instituto do Cérebro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
O lançamento do GraphoGame no Brasil é uma ação do Ministério da Educação, no âmbito da Política Nacional de Alfabetização e do programa Tempo de Aprender.