Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
12:50:18
informe o texto

Notícias / Geral

05/06/2022 às 09:00

Umidade relativa do ar baixa serve de alerta para queimadas em agosto e setembro

Frente fria tem uma importante contribuição nas chuvas da estação seca

Denise Soares

Umidade relativa do ar baixa serve de alerta para queimadas em agosto e setembro

Foto: Assessoria

O período de escassez nem começou oficialmente e já causa preocupação em Mato Grosso. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou que a umidade relativa do ar poderia cair em até 12% em alguns dias da semana que se passou.
 
Rodrigo Marques, doutor e professor de climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), explica que o ar seco se instala no estado após a passagem da frente fria.
 
“A umidade relativa varia muito na atmosfera. No dia 27 de maio já chegou a 25%. Tudo depende do tempo que fica sem chuva”, declarou ao Leiagora.
 
De acordo com o especialista, historicamente só 10% da chuva anual no estado cai entre maio e setembro. O restante é registrado entre outubro e abril.
 
“As frentes frias têm uma importante contribuição nas chuvas da estação seca. Uma umidade relativa tão baixa agora serve de alerta para o poder público de que as condições em agosto e setembro podem ser muito piores. São necessárias ações imediatas de combate às queimadas, para não termos a situação ainda mais agravada”, advertiu.
 
Queimadas
 
O governo de Mato Grosso decretou o período proibitivo do fogo entre 1º de julho e 30 de outubro e declarou situação de emergência ambiental entre maio e novembro de 2022 pelo risco de propagação de focos de incêndio em áreas rurais.
 
A emergência ambiental é o período de estiagem em que a falta de chuva aumenta a ocorrência de incêndios florestais. Durante a emergência ambiental, são permitidas medidas temporárias preventivas, como a contratação de brigadistas temporários pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para auxiliar no trabalho dos bombeiros militares.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet