Cuiabá, domingo, 28/04/2024
05:33:23
informe o texto

Notícias / Geral

03/06/2022 às 09:52

Cobra resgatada em MT será usada em pesquisas para produção de soro antiofídico

Animal foi enviado de avião para serpentário de instituto no Rio de Janeiro

Leiagora

Cobra resgatada em MT será usada em pesquisas para produção de soro antiofídico

Foto: Sema-MT

Uma cobra Lachesis muta, popularmente conhecida como surucucu, foi enviada para o serpentário do Instituto Vital Brazil, de Niterói (RJ). O animal foi resgatado depois de ser encontrado por um produtor rural de Nortelândia.
 
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (3) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
 
Segundo a pasta, ela será utilizada em pesquisas para a produção de soro antiofídico, que é um antídoto utilizado para atendimento de pessoas picadas por cobras venenosas.
 
O animal estava sob os cuidados do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (Hovet/UFMT), de Sinop. Após a alta do animal, a Sema-MT intermediou a destinação por meio da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros e da Gerência de Fauna.
 
Uma equipe da Sema fez o transporte adequado do animal de Sinop até a capital e, em seguida, o animal foi encaminhado até o aeroporto, já com uma equipe do Instituto que o esperava em Cuiabá. Ele foi encaminhado de avião para a sede fluminense.
 
O Instituto Vital Brazil está localizado em Niterói (RJ) e é um dos laboratórios oficiais referência no Brasil em pesquisas e produção de soros antiofídicos, essenciais no tratamento de acidentes com animais peçonhentos. A cobra foi entregue por um produtor, para os cuidados de professores do Hovet.
 
Entrega voluntária de animais silvestres, ou, o resgate, pode ser solicitado pelo cidadão ao órgão ambiental. Para isso, basta entrar em contato com a Polícia Militar (190), que aciona o Batalhão Ambiental ou com a Sema-MT, pelo telefone 0800 065 3838.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet