Cuiabá, domingo, 28/04/2024
02:45:21
informe o texto

Notícias / Geral

07/06/2022 às 14:02

MT Hemocentro amplia agenda de coletas de sangue para o mês

Além de Várzea Grande, Jaciara e Juara, haverá coleta no Shopping 3 Américas, em Cuiabá, e em órgãos públicos estaduais e municipais

Leiagora

MT Hemocentro amplia agenda de coletas de sangue para o mês

Foto: Governo de MT

No mês em que se celebra a campanha Junho Vermelho e o Dia Mundial dos Doadores de Sangue, o MT Hemocentro amplia as coletas de sangue e sensibiliza novos parceiros para as doações. Com o apoio do serviço móvel do Hemobus, o banco de sangue público intensifica o ritmo das doações na capital e em outros municípios.

Até o dia 10 de junho, a coleta externa ocorre em Várzea Grande, com o apoio da prefeitura. A coleta é feita pela equipe do Hemobus, durante todo o dia. Também começa nesta semana, e vai até o dia 30, a coleta interna de parlamentares e servidores da Câmara de Cuiabá, na sede do MT Hemocentro, na capital.

Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, o MT Hemocentro, em parceria com a TV Centro América e Marcelo Modesto, idealizador do grupo denominado “Os Últimos”, organiza a participação dos atletas doadores de sangue da Corrida de Reis.

Os doadores, que já participam da corrida “Os Últimos” terão a oportunidade de concorrer, neste ano, a 300 inscrições para a Corrida de Reis, doadas pela TV Centro América.

Somente terá acesso à inscrição, o doador que compareceu ao Hemocentro, entre os dias 31 de maio e 03 de junho, com a camiseta do grupo. Os doadores deverão enviar para a TV, a foto ou vídeo do momento da doação, para ser divulgado em um dos programas de jornalismo da emissora.  

Entre os 300 doadores, cinco serão sorteados para correr entre os atletas do Pelotão de Elite, grupo VIP de corredores que inicia a corrida. “A entrega dos kits será no dia 15 de junho, em local e horário a ser definido e amplamente divulgado pela TVCA”, explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

A coleta interna de doações é permanente na sede do MT Hemocentro e ocorre mediante agendamento. O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h30, e fornece o atestado de comparecimento à doação para o doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

Ações externas

No dia 13 de junho, a equipe do Hemobus coletará doações na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nos períodos da manhã e da tarde. No dia seguinte (14.06), a coleta externa será realizada na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), também durante o dia todo.

No dia 15 a coleta externa de doação de sangue será no Shopping 3 Américas, em Cuiabá, com o cadastro de doadores de medula óssea.

Entre os dias 21 e 23 de junho, o Hemobus estará atendendo os moradores do município de Juara. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

De 27 a 29 de junho, o Hemobus estará na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, com atendimento ao público em geral, além dos servidores da justiça.

O calendário de coletas externas do mês de junho será finalizado com o deslocamento do Hemobus, no dia 30, até a sede do SAMU, em Cuiabá, para atender aos servidores da unidade especializada.

“As parcerias são muito importantes para a manutenção dos estoques de sangue do MT Hemocentro. Precisamos de mais doações para suprir a demanda da rede hospitalar e as entidades parceiras exercem um papel importante no chamamento de possíveis doadores”, explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Onde doar no interior

No interior do estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro neste link.

O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, ligação ou mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221. 

 
Governo de MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet