Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
19:56:47
informe o texto

Notícias / Polícia

14/06/2022 às 07:40

Vídeo | Empresas são alvos de operação por extrair ouro ilegal de terras indígenas

Justiça Federal determinou bloqueio de bens e valores dos investigados em quase R$ 10 milhões

Denise Soares

Vídeo | Empresas são alvos de operação por extrair ouro ilegal de terras indígenas

Foto: Polícia Federal de Mato Grosso

Um grupo de pessoas e uma empresa são alvos da Operação Via Áurea, realizada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (14) em Mato Grosso e São Paulo.
 
De acordo com a PF, devem ser cumpridos um mandado de prisão e 10 mandados de busca e apreensão para desarticular a organização criminosa formada por pessoas e grupo de empresas envolvidas na compra de ouro de garimpos ilegais.
 
As investigações começaram a partir da prisão em flagrante de uma pessoa que realizava o transporte de 1,6 gramas de ouro, sem nota fiscal ou qualquer documento legal.
 
O ouro apreendido tinha como origem a cidade de Pontes e Lacerda e como destino Cuiabá.
 
As investigações apuraram que o ouro é extraído de garimpos clandestinos das terras indígenas existentes na região de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Nova Lacerda.


 

Além disso, foram identificados os principais integrantes da organização criminosa que financiam a exploração ilegal do meio ambiente.
 
Os mandados devem ser cumpridos nas cidades de Pontes e Lacerda, Cuiabá, Várzea Grande, São José do Rio Preto (SP) e Catanduvas (SP).
 
Além disso, foi determinado pela Justiça Federal a ordem de bloqueio de todos os veículos em nome dos investigados, bem como o bloqueio de valores em até R$ 9,6 milhões.
 
As investigações terão continuidade para identificar novos envolvidos.
 
O nome da operação Via Áurea faz referência ao fato da prisão em flagrante ter ocorrida na rodovia.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet