Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
19:04:42
informe o texto

Notícias / Judiciário

23/06/2022 às 14:00

MP pede que padre que chamou repórter de 'viadinho' pague multa

Para o MP, sacerdote disseminou discurso de ódio que ultrapassa a liberdade de expressão e religiosa

Leiagora

MP pede que padre que chamou repórter de 'viadinho' pague multa

Foto: Divulgação

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) ingressou com recurso contra a decisão judicial que negou o pedido de aplicação de multa ao padre Paulo Antônio Muller.
 
O religioso é acusado de proferir ofensas e manifestações discriminatórias contra a população LGBTQIA+ durante celebração religiosa realizada no município de Tapurah.
 
No recurso, o MPMT também questiona a exclusão da Diocese de Diamantino do polo passivo da ação.
 
O padre fez comentários sobre um vídeo que os repórteres da TV Globo Erick Rianelli e Pedro Figueiredo, que são casados, postaram em uma rede social, no Dia dos Namorados, ou seja, um dia antes da missa.

A reportagem não localizou a defesa do padre.

A aplicação da multa, conforme o MPMT, tem caráter essencialmente preventivo.
 
Para o MP, a relação entre o Padre e a Diocese de Diamantino é mais do que de subordinação, pois o líder religioso ordenado “é para os fiéis a própria personificação da Igreja Católica, no qual, em razão do desempenho de tão importante papel, depositam justas expectativas de retidão moral e santidade”.
 
O órgão declarou, ainda, que a igreja não pode ser indiferente.
 
Por fim, o MP pontua que o religioso usou o momento da homilia (sermão) para induzir e incitar os fiéis a fim de que estes também recriminassem a postura dos jornalistas, Erick Rianelli e Pedro Figueiredo, disseminando verdadeiro discurso de ódio que exorbita a liberdade de expressão e religiosa”.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet