Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
21:38:31
informe o texto

Notícias / Geral

03/07/2022 às 14:35

Brasil está entre países que mais fazem cirurgias plásticas

Lipoaspiração foi a cirurgia mais procurada, seguida da prótese mamária, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética

Por G1

Brasil está entre países que mais fazem cirurgias plásticas

Foto: Imagem ilustrativa

O Brasil voltou a ser o segundo maior em realização de cirurgias plásticas no mundo em 2020, ano dos dados globais mais recentes disponíveis, perdendo só para os Estados Unidos. Nos dois anos anteriores (2018 e 2019), os brasileiros estavam no topo do ranking, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês).

Por aqui, o que os pacientes mais procuraram em 2020 foi a lipoaspiração, seguida da prótese mamária. Veja a lista:
  • Lipoaspiração
  • Aumento de mama
  • Cirurgia de pálpebra
  • Abdominoplastia
  • Lifting de mama
  • Rinoplastia

"No Brasil temos um cenário que é centrado na cirurgia corporal. Somos um país tropical, há uma maior exposição do corpo. A procura das pacientes por cirurgias corporais como mama, abdômen, cintura é bem alta", explica Alexandre Munhoz, cirurgião plástico do Hospital Sírio-Libanês.

E não são só as mulheres que procuram os centros cirúrgicos. Segundo Munhoz, 25% dos pacientes dele hoje são homens. "Quinze anos atrás esse número não chegava a 5%. Eles estão procurando cirurgia para melhorar a parte estética. Estamos vivendo mais e esses homens estão vendo os sinais de envelhecimento".

Veja o ranking dos países que mais fizeram procedimentos cirúrgicos em 2020:
  • Estados Unidos (1.485.116)
  • Brasil (1.306.962)
  • Rússia (478.200)
  • México (456.489)
  • Alemanha (425.855)
  • Turquia (360.542)
  • Argentina (284.320)
  • Índia (255.528)
  • Itália (245.400)
  • Japão (222.642)

Cirurgias de rosto

Curiosamente, segundo o ISAPS, o Brasil ficou em primeiro lugar do ranking de cirurgia feitas no rosto, como rinoplastia e lifting facil. Para os médicos ouvidos pelo g1, a procura por cirurgias na face é reflexo da era das selfies e também das reuniões virtuais, comuns durante a pandemia.

"Essa vontade de estar bem consigo mesmo foi exacerbada com a popularização das selfies. As pessoas começaram a se autoanalisar e a cirurgia do nariz começou a ser mais procurada. O nariz, sozinho, pode embelezar ainda mais o rosto", acredita o cirurgião plástico Volney Pitombo, que também é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

"Em 2020, tivemos um contingente muito grande de pessoas em lockdown. Mulheres e homens passaram a ter uma exposição muito grande do rosto durante reuniões online, em câmeras que não são ideais, luz que não é ideal. No final de 2020 começou um boom de pacientes procurando por cirurgias de face (pálpebra, nariz, rosto)", completa Munhoz.

Segundo o levantamento do ISAPS, 87.879 rinoplastias foram feitas no Brasil em 2020. Em segundo lugar vem a Turquia, com 66.950 e, em terceiro, os Estados Unidos, com 55.436.

Raio-x das cirurgias mais realizadas em 2020

Lipoaspiração


Ela remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura. Para um bom resultado, precisa ser feita de forma homogênea, justamente para quando a pessoa engordar, não haver depressão de um lado e sobreposição do outro.

A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões e pode ser feita em diversas partes do corpo, como culote, barriga, costas, braços e pescoço. Em alguns casos, a paciente pode optar em fazer em conjunto com outros procedimentos, como redução de mama e abdominoplastia. O inchaço causado pela cirurgia desaparece após alguns meses.

Os especialistas alertam que ela não é um tratamento para obesidade e não substitui a prática de exercício físico e hábitos alimentares.

Aumento de mama

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o procedimento pode aumentar o tamanho e a projeção do seio, melhorar o equilíbrio do corpo, além de melhorar a autoestima. O implante também pode ser utilizado para reconstruir a mama após mastectomia ou lesão. Junto com a cirurgia, a mulher pode optar pelo lifting de mamas (mastopexia).

Apesar de ser a segunda cirurgia mais procurada em 2020, muitas mulheres também estão fazendo o movimento contrário: a retirada do implante de silicone. Uma das causas pode ser a doença do silicone (leia mais aqui).

Os resultados são imediatamente visíveis e a tendência é que, com o tempo, o inchaço diminua.

Cirurgia de pálpebra

A cirurgia de pálpebra também é chamada de blefaroplastia. Ela melhora a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou ambas. O procedimento deixa a área mais rejuvenescida, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.

“Essa cirurgia é bem comum entre pessoas de 30 e 40 anos. Esse procedimento funciona como uma limpeza dessa pele, tira o excesso de pele nos olhos”, explica Pitombo. Os resultados aparecem gradualmente à medida que o inchaço e os hematomas diminuem.

A região dos olhos é delicada e demanda cuidados. “O principal problema que pode surgir nessa cirurgião é a retirada a mais da pele e o paciente ficar com o olho muito exposto. Essa maior exposição pode provocar lacrimejamento, olho vermelho e também úlcera de córnea, por exemplo”, alerta Alexandre Munhoz.

Abdominoplastia

A abdominoplastia remove o excesso de gordura e pele do abdômen, criando um perfil mais suave e tonificado. Assim como a lipoaspiração, não é um procedimento para tratar obesidade.

“Ela é indicada para pessoas que têm excesso de pele, dobras, mulheres que passaram por gravidez, pessoas com flacidez. Você faz o corte na região da púbis e retira esse excesso de pele”, explica Pitombo.

Os resultados podem demorar a aparecer por conta do inchaço.

Rinoplastia

Segundo dados do ISAPS, o Brasil liderou o ranking mundial de rinoplastia em 2020 - foram 87.879 cirurgias realizadas.

A cirurgia do nariz pode melhorar a aparência e proporção do nariz e também pode corrigir dificuldade respiratória.

A rinoplastia pode mudar: o tamanho do nariz; a largura do dorso nasal; o perfil; a ponta do nariz; narinas grandes, largas ou arrebitadas; assimetria e desvio nasal. No entanto, o paciente pode demorar até um ano para ver o resultado completo da cirurgia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet