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25/07/2022 às 09:40

Socorristas da BR-163/MT salvam dois bebês engasgados em apenas duas semanas

Serviço pré-hospitalar já realizou mais de 1.900 atendimentos em 2022

Leiagora

Socorristas da BR-163/MT salvam dois bebês engasgados em apenas duas semanas

Foto: Assessoria

Dois casos semelhantes envolvendo bebês engasgados com leite materno foram atendidos no Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU 8), em Várzea Grande, no Trevo do Lagarto. Na noite de 2 de julho os pais do pequeno Bruno, com um mês de vida, foram até a base da Rota do Oeste procurar ajuda médica para o bebê que não estava conseguindo respirar.

A mãe Ivonete Felix do Nascimento conta que havia amamentado a criança e guardava as compras do supermercado quando percebeu que o recém-nascido estava engasgado. Ela tentou realizar as manobras de desobstrução das vias aéreas, mas não conseguiu.
 
Nesse momento, a família saiu em busca de socorro e em menos de dez minutos estava na base de atendimento, onde o socorrista Francisco Magalhães pegou a criança em seus braços e realizou as manobras necessárias para que Bruno voltasse a respirar.
 
Dias depois, após Bruno ter passado algum tempo no hospital em observação, Ivonete retornou com o pequeno à SAU 8 para agradecer o atendimento. Mais tranquila e passado o susto, ela e seu marido reconhecem que os membros da equipe de socorro foram verdadeiros heróis que salvaram a vida do seu filho.
 
Já no dia 16 de julho a pequena Júlia, com apenas 28 dias de vida, passeava de carro com os pais próximo ao Trevo do Lagarto e também se engasgou com leite materno. A menina teve uma crise de tosse e ficou sem respirar. A mãe Rayanne Gonçalves Leite Oliveira conta que o marido é caminhoneiro e já conhecia os serviços oferecidos pela Concessionária, por isso foi até a SAU 8 para pedir por ajuda. Assim como no primeiro caso, foi o socorrista Francisco Magalhães que atendeu a recém-nascida e fez com que ela voltasse a respirar normalmente.
 
Após o atendimento na base, as crianças, acompanhadas de seus pais, foram encaminhadas pelas equipes da Rota do Oeste a unidades de saúde para acompanhamento médico especializado. Após o atendimento de Júlia, a equipe entrou em contato novamente em alguns dias para saber o atual estado de saúde da paciente e receber o retorno sobre os serviços prestados.
 
O socorrista envolvido nos dois casos, Francisco Magalhães, expressa gratidão em poder salvar mais uma vida a cada atendimento. Ele orienta que, em casos semelhantes aos apresentados, os pais mantenham a calma e tentem realizar a manobra de Heimlich, que consiste em colocar o bebê de bruços no antebraço, com a cabeça virada para baixo e dar cinco tapas leves nas costas, na altura do ombro para provocar o desengasgue. Porém, ambas as famílias agiram corretamente em procurar auxílio imediatamente.
 
Outros socorristas envolvidos nos salvamentos das crianças também merecem todo o reconhecimento pelo trabalho heroico. São eles: Jonata Consuelo, Thiago Deogado e Lucas Carneiro.
 
Atendimento
 
Uma pessoa é atendida a cada duas horas pelas equipes a serviço médico da Concessionária Rota do Oeste na BR-163/364 entre Itiquira e Sinop. Apenas no primeiro semestre de 2022, foram quase dois mil casos dentre mal-estar, partos, sintomas repentinos e outros quadros atendidos pelo sistema de atendimento pré-hospitalar móvel presente em todo o trecho sob concessão.
 
A gerente de Operações da Rota do Oeste, Bárbara Nathane, explica que qualquer usuário da BR-163/MT pode buscar os serviços oferecidos pela empresa. Todos os casos clínicos são avaliados e de acordo com cada quadro o usuário pode ser orientado a procurar a unidade de saúde adequada. em casos mais graves, os usuários são encaminhados à unidade de saúde. “Implantamos diversos serviços ao usuário ao longo da rodovia, como atendimento clínico, mecânico e salas de repouso nas SAUs, para atender as necessidades dos usuários.”, comenta.

Os serviços operacionais são mantidos integralmente pela arrecadação nas praças de pedágio, sem custo adicional ao usuário. O atendimento pré-hospitalar tem o propósito de oferecer um socorro emergencial aos motoristas que apresentam algum tipo de mal-estar, prezando pela segurança viária e o bem-estar dos usuários da rodovia.

A gerente de Operações explica ainda que, como a empresa possui uma base de atendimento ao usuário a cada 50 quilômetros, muitas vezes os locais se tornam mais próximos das comunidades do que as unidades de saúde, então a população geral também acaba recorrendo aos socorristas da BR-163/MT em emergências. Foi o que aconteceu com as famílias de duas crianças este mês em Várzea Grande.

 
Com informações da assessoria
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