Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:53:20
informe o texto

Notícias / Geral

29/07/2022 às 10:30

Pesquisadores e estudantes da Suíça realizam intercâmbio científico no Sesc Pantanal

Parceria inédita do Polo Socioambiental Sesc Pantanal conecta Brasil e Suíça pela conservação da região

Leiagora

Pesquisadores e estudantes da Suíça realizam intercâmbio científico no Sesc Pantanal

Foto: Ulisses Lalio/Sesc Pantanal

Pesquisadores e estudantes da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW), uma das instituições mais importantes da Suíça, participam do intercâmbio internacional na maior reserva particular do Brasil, a RPPN Sesc Pantanal, localizada em Barão de Melgaço (MT). A reserva pertence ao departamento nacional do Sesc.

A parceria é fruto dos esforços do Polo Socioambiental Sesc Pantanal e a Swissnex, extensão da Secretaria de Educação, Pesquisa e Inovação da Suíça, para aproximar os dois países e desenvolver projetos inovadores para a conservação do Pantanal por meio do turismo científico.

O diretor-geral interino do Sesc, José Carlos Cirilo, destaca que a iniciativa dá ainda mais visibilidade e oportunidades ao bioma, que é Patrimônio Natural da Humanidade. “O programa vai gerar produção de conhecimento e oportunidades econômicas para a região. O Sesc Pantanal desenvolve pesquisa científica aliada ao conhecimento local tradicional, educação ambiental, lazer, desenvolvimento social e conservação da natureza. O Sistema CNC-Sesc-Senac há 25 anos enxergou a importância da sustentabilidade e hoje estamos de portas abertas para receber pesquisadores e interessados em conhecer tudo o que é feito aqui”, conclui.

A Swissnex está presente em algumas das regiões mais inovadoras do mundo, formando uma rede global que conecta pessoas e instituições com a missão de apoiar o alcance e o engajamento ativo de parceiros no intercâmbio internacional de conhecimento, ideias e talento.

Por meio do programa, grupos de pesquisadores ou estudantes suíços visitam o Pantanal em viagens científicas personalizadas em formatos como cursos de campo, residências acadêmicas ou escolas de verão. Eles contam com o suporte do Sesc Pantanal e da Swissnex, também para intercâmbio com redes locais de especialistas, cientistas e comunidades.

De acordo com Pedro Capra, gestor de Relações Acadêmicas da Swissnex, a parceria com o Sesc Pantanal é uma construção conjunta e uma iniciativa muito valiosa para cooperação científica entre o Brasil e a Suíça. “A missão é apoiar o empenho de parceiros no intercâmbio internacional de conhecimento, ideias e talento. Desta forma, o programa fortalece as ações de conservação do Pantanal e agrega ainda mais na produção de conhecimento com as pesquisas provenientes de universidades da Suíça, que estão numa das principais fronteiras de inovação e tecnologia do mundo”, pontuou.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet