Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:58:51
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

03/08/2022 às 11:41

Prefeitura de Várzea Grande fomenta apicultura em assentamentos da agricultura familiar

Secretaria tem oferecido suporte para diversificar o ramo de atividades e a fonte de renda de pequenos produtores

Leiagora

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) de Várzea Grande está oferecendo capacitação, equipamentos de proteção individual, fumigador, caixas para acondicionamento das abelhas, aos apicultores de propriedades familiareas do município. O objetivo é abrir oportunidades para as famílias que vivem no campo, pois dependem da diversificação de atividades para conseguirem se manter na agricultura familiar. 

A prefeitura faz o acompanhamento de cerca de 20 famílias que passaram a produzir mel. A expectativa é de que esse número cresça conforme novas capturas de enxame sejam feitas.

Há cerca de dois meses, a SEMMADRS passou a oferecer assistência técnica desde a captura do enxame na natureza, com disponibilização do kit apicultor (com fumegador e equipamento individual de segurança – EPI) até a manutenção da colmeia e posterior apoio na venda da produção.

Antes disso, a prefeitura, em conjunto com  o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu cursos de apicultura com moradores dos assentamentos Sadia 1 e Sadia 3 e doou, com apoio da, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), mais de 100 caixas para criação de abelhas nessas comunidades rurais.

A equipe técnica da SEMMADRS, composta por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, já realizou seis capturas de enxames de abelhas em pequenas propriedades rurais, o que representa uma nova fonte de renda para as famílias assistidas.

“O pequeno produtor rural sempre está andando pelo pasto, pela propriedade e avista abelhas. Então ele começa a rastrear e, ao identificar o enxame, ele solicita o apoio da equipe técnica da Secretaria”, explica o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável, Jhonattan Luydd Fernandes Ferreira.

Foi o que aconteceu no último dia 19, no assentamento Sadia 1, onde o agricultor e pecuarista Vitório da Silva localizou dois grandes enxames de abelhas após uma de suas vacas sofrer com picadas dos insetos. 

Sem interesse na apicultura, ele preferiu chamar a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural para fazer a captura e doar o enxame para sua vizinha, Loreni Brum de Camargo, que já foi beneficiada com o curso de apicultura e com as caixas para criação de abelhas. 

“A Secretaria trouxe o curso pra cá, eu me interessei e gostei demais de fazer o curso. Então, por causa disso eu quero criar abelhas. Fiz o curso e estou preparada”, disse a agricultora. 

Loreni vive da plantação de maxixe e quiabo e da criação de galinhas caipiras e porcos e está animada com a nova opção de trabalho. “Essas abelhas que eu vou criar vão aumentar minha renda”, afirma. Diante da oportunidade, ela elogia todo o apoio que tem recebido da equipe da Prefeitura. “Nota 10! Dez mesmo, porque quando a gente precisa, eles estão sempre preparados para nos ajudar”, avalia.

O suporte é dado até mesmo na fase de inserção no mercado. “Estamos com um projeto de extensão em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que inclui a apicultura. Nossa ideia é criar a Feira do Mel, em 2023, para comercializar esse mel que está sendo produzido este ano. Também temos um grande produtor em Várzea Grande que já se propôs a comprar o mel excedente desses pequenos produtores”, afirma o coordenador.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet