Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
07:31:52
informe o texto

Notícias / Geral

12/08/2022 às 14:03

MP que amplia limite de consignado e autoriza empréstimo para baixa renda é assinada

A medida é de autoria do próprio presidente Jair Bolsonaro e a estimativa é oferecer R$ 77 bilhões em empréstimos

Jardel P. Arruda

MP que amplia limite de consignado e autoriza empréstimo para baixa renda é assinada

Foto: Allan Santos

Está em vigor a Medida Provisória 1132/2022, de autoria do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aumenta o limite de empréstimos consignados, contratação de operações de crédito com desconto automático em folha de pagamento, para servidores públicos e autoriza empréstimos para beneficiários de baixa renda.

A MP amplia a margem de empréstimo consignado dos atuais 35% do valor do benefício para até 40%. Também fica proibida a incidência de novas consignações quando a soma dos descontos e das consignações alcançar ou exceder o limite de 70% dos vencimentos.

Além dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a MP autoriza que cidadãos que recebem benefícios assistenciais (BPC/LOAS) ou que participem do Programa Auxílio Brasil também tenham acesso ao empréstimo com juros mais baixos. Serão mais de 52 milhões de pessoas beneficiadas com a medida (cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas, 4,8 milhões de beneficiários do BPC e 17,5 milhões de pessoas do programa Auxílio Brasil). A estimativa é oferecer R$ 77 bilhões em empréstimos consignados a esse público.

De acordo com a medida, o percentual máximo de consignação será de 40%, sendo que 5% poderão ser destinados para a amortização de despesas contraídas na modalidade de cartão de crédito ou cartão de benefícios (consignado) ou com a finalidade de saque por meio do cartão de crédito. O beneficiário terá mais poder de escolha.

Entre as opções existentes no mercado, o crédito consignado apresenta as menores taxas de juros. Isso se deve à baixa probabilidade de inadimplência, já que é descontado diretamente da folha de pagamento do segurado que tomar o empréstimo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet