Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
15:38:41
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

31/08/2022 às 09:00

Para não cair em golpes, pecuaristas devem ficar atento a algumas orientações

Ao comercializar o gado, o produtor deve ter atenção para a idoneidade de pessoas ou empresas com as quais irá negociar, diz Acrimat

Rodrigo Maciel Meloni

Para não cair em golpes, pecuaristas devem ficar atento a algumas orientações

Foto: Canal Rural

Uma das principais entidades de classe do agronegócio brasileiro, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) exerce uma série de atividades em defesa dos interesses dos mais de 100 mil pecuaristas mato-grossenses, e uma das formas encontradas pela instituição para levar informação aos seus associados é a elaboração de materiais de apoio.

Preocupada com a quantidade de golpes aplicados em pecuaristas, a associação resolver se manifestar, e novamente deu publicidade a uma cartilha que contém orientações quanto aos riscos de uma venda que não traduza na necessária segurança e liquidez ao vendedor. “A primeira orientação é de que, ao comercializar o gado, o produtor deve ter atenção para a idoneidade de pessoas ou empresas com as quais irá negociar”, alerta Acrimat.

Segundo a associação, o pecuarista deve dar preferência aos comerciantes com bom histórico, que possam deixá-lo confortável quanto ao recebimento pela venda realizada. “Lembre-se que o gado é seu, portanto, você tem direito de exigir até mesmo referências comerciais e outras a seu critério”.

Outra dica é procurar negociar os animais, preferencialmente, com pagamento à vista. Isso evita promessas de pagamentos futuros que podem nunca se cumprir, traduzindo em prejuízo ao pecuarista. Os produtores também não podem se deixar enganar com propostas de negócio cujos valores sejam acima daquelas praticadas pelo mercado. Assim evitam possíveis golpes.

“Não importa a modalidade de comercialização, ou seja, venda direta ou através de corretores e mesmo através de leilões. Não renuncie ao seu direito de poder estudar muito bem o contrato apresentado e, em especial, que garantias de liquidez estão te oferecendo”, lembra a Acrimat.

Também é indicado que nunca sejam comercializados animais sem a marca do produtor bem aplicada e no local recomendado, pois ela é a maior identidade dos animais e é uma excelente ferramenta, com fé pública em função de registro junto ao Indea.

Além disso, a orientação é que sejam somente embarcados animais com nota fiscal e Guia de Trânsito Animal (GTA), que devem estar dentro do prazo de validade e acompanhar a carga em todo o trajeto.  É indicado ainda que tenham anotados todos os documentos pessoais do transportador, para evitar possíveis prejuízos.

“Avalie bem, principalmente em tempos de crise, todo seu negócio, suas contas, tenha noção exata dos seus custos. Atualize-se com relação ao mercado, que fica muito volátil, sujeito a especulações.  Converse com outros pecuaristas antes de fechar seu contrato e fique atento para não deixar que, por falta de cuidado, o seu trabalho se perca no momento da venda”, reforça a Acrimat.

Golpes

Um pecuarista caiu em um golpe e perdeu R$ 170 mil em junho durante a compra de cabeças de gado, em Querência (912 km de Cuiabá). De acordo com a Polícia Civil, a vítima estava negociando com um falso intermediador de vendas. Após investigações, o dinheiro foi recuperado.

Em maio, um homem de 36 anos foi preso suspeito de aplicar diversos golpes em pecuaristas de Vila Rica (1.276 km de Cuiabá), que totalizaram quase R$ 2 milhões. A prisão foi feita em Goiás, nessa segunda-feira (30).
 
Conforme o inquérito, a investigação começou no início deste ano após o registro de 12 boletins de ocorrências das vítimas, que foram prejudicadas com a ação do criminoso. O golpista foi preso pela Polícia Militar de Indiara, em Goiás. Ele estava participando de uma festa em uma propriedade rural da família.

 
Com informações Acrimat
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet