Cuiabá, sábado, 11/05/2024
17:18:44
informe o texto

Notícias / Geral

08/09/2022 às 15:00

Piracema começa dia 3 de outubro nos rios de Mato Grosso

O período representa uma antecipação de um mês em relação ao período decretado como defeso da piracema no restante do país

Leiagora

Piracema começa dia 3 de outubro nos rios de Mato Grosso

Foto: Meneguini/GCom-MT

Em Mato grosso o período de defeso da piracema será entre os dias 3 de outubro de 2022 e 2 de fevereiro de 2023. Durante todo esse tempo a pesca será proibida nos rios do estado. A data foi estabelecida nesta quinta-feira (8), durante uma reunião extraordinária do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca).

O período representa uma antecipação de um mês em relação ao período decretado como defeso da piracema no restante do país. 

Um monitoramento e pesquisa realizado por especialistas da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) constatou o padrão da atividade reprodutiva dos peixes nos rios estaduais, e que a maioria das espécies já está em período reprodutivo em outubro, no entanto, ainda não é visível para leigos que o peixe está com os órgãos reprodutivos desenvolvidos. Por isso é necessário proteger os peixes da pesca neste período. 

Conforme a professora e bióloga da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lúcia Mateus, os dados coletados sobre as espécies pintado e cachara mostram que a probabilidade de elas estarem em reprodução no mês de outubro é de cerca de 40%, já em fevereiro, 20%. 

A probabilidade do conjunto dos siluriformes (peixes como o cascudo e bagre) estarem se reproduzindo no mês de outubro chega a 55%, enquanto em fevereiro, é em torno de 12%. "Estes são dados estatisticamente significativos, e com 95% de confiabilidade", afirma a pesquisadora. 

Piracema é o período de reprodução dos peixes, em que as espécies ficam mais suscetíveis à pesca. A proibição serve para proteger este período e garantir os estoques pesqueiros do futuro. Durante o período de quatro meses em que fica proibida a pesca é pago, pela União, um seguro defeso de um salário mínimo aos pescadores profissionais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet