Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
23:43:21
informe o texto

Notícias / Política

14/09/2022 às 14:04

Michelly apresenta projeto de lei para garantir presença de doulas durante parto

A profissional é a pessoa que orienta e assiste a gestante durante a gravidez, parto e primeiros cuidados com o bebê

Paulo Henrique Fanaia

Michelly apresenta projeto de lei para garantir presença de doulas durante parto

Foto: Assessoria

A vereadora de Cuiabá Michelly Alencar (União) apresentou um Projeto de Lei que obriga os hospitais da rede pública e privada do município a permitirem a presença de doulas em casas de parto e maternidades. O PL 235/2022 tem como objetivo criar um ambiente humanizado e reconfortante para as mulheres parturientes e ainda evitar casos de violência obstétrica com a presença constantes das profissionais.
 
Doula é a pessoa que orienta e assiste a gestante durante a gravidez, parto e primeiros cuidados com o bebê. O papel da profissional é de oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de gestação da mulher.
 
O PL apresentado por Michelly determina que as maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares deverão permitir a presença das doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como em exames de pré-natal, sempre que solicitado pela parturiente, não podendo ser confundido com a presença das acompanhantes indicadas pela gestante, que é assegurado pela Lei Federal nº 11.1085/2015.
 
“O auxílio contínuo oferecido por uma doula também tem efeitos na percepção positiva da experiência vivida pelo parto, na criação e fortalecimento do vínculo da mãe com o seu bebê, no sucesso do aleitamento, inclusive para suavizar e/ou evitar a depressão pós-parto. Além disso, a doula atua como agente inibidor da violência obstétrica e propagador de práticas humanizadoras da assistência ao parto”, diz trecho do Projeto de Lei.
 
Atualmente, o projeto está sendo analisado pelas comissões da Casa de Leis.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet