Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
19:22:06
informe o texto

Notícias / Política

18/09/2022 às 15:05

Deputado propõe Programa de Financiamento Estadual para estudantes de baixa renda em MT

A matéria está em tramitação na Assembleia Legislativa

Leiagora

Deputado propõe Programa de Financiamento Estadual para estudantes de baixa renda em MT

Foto: Secom AL

Para oportunizar as pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social que almejam ingressar em uma instituição de ensino superior ou realizar um curso técnico profissionalizante, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) propôs o Projeto de Lei n.º 800/2022  que cria o Programa de Financiamento Estudantil no âmbito de Mato Grosso. A matéria está em tramitação na Assembleia Legislativa. 

“A educação é uma das minhas prioridades do nosso mandato parlamentar. O nosso objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior. A educação é uma ferramenta essencial de transformação social e que oportuniza um futuro promissor ao cidadão com a geração de renda e trabalho. Esse financiamento estudantil a nível estadual vai garantir que os estudantes possam se preparar e ter uma formação seja ela superior ou técnica profissionalizante”, explica o parlamentar.

De acordo com a proposta de Thiago Silva, os estudantes universitários e de ensino técnico profissionalizante de baixa renda vão garantir o financiamento estudantil para as despesas com a educação, seguindo critérios estabelecidos pela entidade financeira e com os custos de cada curso técnico ou superior. 

A matéria também cita que o contrato de crédito será firmado entre a instituição financeira estadual que é o Desenvolve - MT e o estudante beneficiado, sendo que a quitação deverá ocorrer a partir de dois anos após o término do respectivo curso, em prestações mensais e em igual número de parcelas recebidas durante o contrato.

“Vamos oportunizar os alunos a estudarem e a desenvolverem a sua capacidade intelectual, autonomia e independência para ter boas condições de ingresso ao mercado de trabalho com um currículo diferenciado de ensino superior ou técnico. Neste projeto, estamos ampliando o apoio à educação e permitindo que nossos estudantes tenham acesso a uma universidade ou escola técnica”, salienta Thiago Silva.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Nascimento 21/09/2022 às 00:00

    Os financiamentos estudantil anteriores e os atuais já provaram que servem apenas para que as instituições aumente as mensalidades sem compromisso com a qualidade do ensino, e que o mico fica para o contribuinte, pois o estudante acaba não pagando o emprestimo.

 
Sitevip Internet