Cuiabá, sábado, 27/04/2024
12:12:06
informe o texto

Notícias / Geral

19/09/2022 às 18:09

Programa Futuras Cientistas está com as inscrições abertas

São ofertadas 470 vagas para alunas do 2º ano do ensino médio e professoras da rede pública de ensino de todo o país

Leiagora

Programa Futuras Cientistas está com as inscrições abertas

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Alunas do 2º ano do ensino médio e professoras da rede pública de ensino já podem se inscrever no Futuras Cientistas, programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que estimula o contato de alunas e professoras com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. 

São ofertadas 470 vagas para 2023.  As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (19/09) e vão até dia 10 de outubro, pela internet. 

São 160 vagas destinadas a alunas matriculadas em escolas regulares, 160 a estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. Para professoras, são 150 vagas, 10% delas destinadas preferencialmente a pessoas com deficiência.

O curso é dividido em quatro módulos e o primeiro sempre ocorre no período de férias escolares. As participantes recebem um auxílio de R$ 483 e também têm acesso a laboratórios de pesquisa e conhecem de perto o cotidiano de cientistas. A imersão será de 3 a 31 de janeiro na maior parte do país. As exceções são os estados do Acre, com atividades programadas de 20 de janeiro a 17 de fevereiro, e do Pará, de 6 a 24 de fevereiro.

O Futuras Cientistas tem o objetivo de ampliar o acesso de meninas e mulheres às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, incentivando-as a buscarem carreiras nessas áreas. Entre os módulos do programa estão: imersão científica, banca de estudos, mentoria e estágios.

Esta é a primeira vez que o programa vai chegar a todos os estados do país e ao Distrito Federal. 205 alunas e professoras das redes públicas de ensino da Paraíba, de Pernambuco e de Sergipe passaram pelo programa. Cerca de 70% das participantes foram aprovadas em vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.
Governo Federal
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet