Cuiabá, sábado, 27/04/2024
18:08:28
informe o texto

Notícias / Variedades

23/09/2022 às 10:46

Especialista analisa saúde de Justin Bieber após cancelamento de shows

Astro do pop cancelou shows que aconteceriam depois do Rock in Rio e levanta a importância de falarmos sobre saúde mental

Metrópoles

Especialista analisa saúde de Justin Bieber após cancelamento de shows

Foto: Reprodução

Justin Bieber arrastou uma multidão para o Rock in Rio e fez um show cheio de nostalgia e hits no palco Mundo do festival. Mas os fãs que não conseguiram ver a performance ao vivo do cantor, terão que enfrentar mais uma longa espera para realizar esse sonho. O astro do pop cancelou shows no Brasil, Chile e Argentina que aconteceriam após o festival. Os shows eram da Justice World Tour na América Latina, inclusive as aguardadas apresentações em São Paulo, nos dias 14 e 15 de setembro.

A decisão de Justin abalou os fãs, como justificativa, Justin disse que precisa descansar e priorizar sua saúde física e mental. Em 2022, Bieber recebeu o diagnóstico da Síndrome de Ramsay-Hunt, uma síndrome rara causada pelo varicela-zóster, que pode levar a complicações como a paralisia facial. Como a saúde mental está ligada com a física, há fortes indícios de que o estresse e a ansiedade podem enfraquecer nosso sistema imunológico e fazer com que esse vírus ganhe força e se manifeste.

Com diagnóstico de depressão, não é a primeira vez que o dono dos hits Baby e Sorry, enfrenta problemas nessa área. Em 2020, Bieber já havia revelado no documentário Justin Bieber: Next Chapter, que teve pensamentos suicidas na adolescência em função de um quadro de depressão – desencadeado pela pressão da fama e pelo bullying.

O que o diagnóstico de Bieber nos ensina sobre saúde mental

O cancelamento dos shows reacendeu a discussão de falarmos sobre os cuidados com a saúde mental. A terapeuta Clau Magalhães, conhecida por atender vários famosos brasileiros, falou sobre o caso. “O diagnóstico do Justin nos ensina que a depressão pode atingir pessoas independentemente da profissão, da visibilidade, do status, da classe social, das condições financeiras… Independentemente da pessoa ser uma pessoa pública ou não, a depressão é uma doença que não escolhe aonde ela vai chegar e ficar”, informa.

Coincidentemente, os eventos envolvendo Justin Bieber ocorreram no mês de setembro, mês que ocorre a campanha “Setembro Amarelo” e em que uma série de ações comandas pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) discutem a importância de se investir em saúde mental como forma de prevenção ao suicídio – a quarta principal causa de morte na faixa etária de 15 a 29 anos.

Clau Magalhães fala da importância da campanha, mas ressalta que devemos colocar esse assunto em pauta em todos os outros meses. “É de extrema importância essa campanha para a gente trazer consciência do que é depressão. Depressão não é besteira, frescura e nem falta de Deus, é uma doença. É importante que a gente fale bastante sobre o tema nesse mês, mas que a gente fale também o ano inteiro. E não só falar, mas estar atento ao seu redor. Tem pessoas perto de nós que estão sofrendo, precisando de ajuda e por estarmos ali focados na nossa correria, sequer percebemos”, alerta.

Para cuidar da saúde mental, Clau Magalhães recomenda investir em autoconhecimento e principalmente na psicoterapia. “O autoconhecimento é essencial para a gente trabalhar nossas dores, principalmente as dores da infância. Muitos casos de depressão que eu percebo e tenho contato, estão relacionados com as dores infantis. Não podemos esquecer também de cuidar da gente, fazer exercícios para manutenção hormonal, os chamados hormônios da alegria, e estar sempre conectado consigo”, recomenda.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet