Cuiabá, sábado, 27/04/2024
23:21:55
informe o texto

Notícias / Polícia

01/10/2022 às 10:24

Operação mira suspeito contratado para propagar fake news contra Mendes

Esta foi a segunda fase da Operação Misinform, deflagrada na quarta-feira em Rondonópolis

Kamila Arruda e Alline Marques

Operação mira suspeito contratado para propagar fake news contra Mendes

Foto: PJC-MT

Equipes das Polícias Federal e Civil cumpriram mandados de busca e apreensão em uma residência em Cuiabá. A casa é do suspeito de contratar uma ação de propagação de fake news contra o governador Mauro Mendes (União) e sua família. O mandado foi expedido pelo juiz da 46ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis.

A ação é a segunda fase da Operação Misinform, deflagrada na quarta-feira (28), em Rondonópolis. O mandado foi cumprido pela equipe da Polícia Federal com apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) da Polícia Civil. 
 
Na ocasião, foram apreendidos vários aparelhos de celular e chips utilizados para disseminar fake news em relação ao governador do Estado, que confirmaram os indícios apontados pela Polícia Federal, quanto à pessoa que estaria disparando as notícias ofensivas. Na casa ainda foi localizada uma porção de maconha e foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o investigado. 

Segundo o delegado da DRCI, João Paulo Firpo, a operação tem o objetivo de combater a desinformação e fake news, e crimes contra honra, praticados contra um dos candidatos ao governo do estado e seus familiares. “As investigações tiveram início na DRCI para apuração de fake news e, após constatação de que se tratava de crime eleitoral, o conteúdo apurado foi enviado à Polícia Federal, que tem a competência por lei para investigar delitos dessa natureza”, explicou o delegado. 

O delegado da PF em Rondonópolis, Otávio José Lima de Oliveira, destaca que a integração entre as duas instituições de Polícia Judiciária foi importante para chegar a esse resultado nesta ação de combate às fake news, especialmente no período de eleições. “Por meio da atividade conjunta foi possível alcançar o êxito em todas as diligências policiais realizadas”, disse o delegado, que destacou que o investigado foi conduzido para a Superintendência da Polícia Federal em Cuiabá para as providências cabíveis. 
Com informações da PJC e do TRE-MT
Atualizada às 12h50
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet