Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
04:22:21
informe o texto

Notícias / Polícia

04/10/2022 às 08:54

Guardas municipais se formam em curso de cães de guerra, da Marinha do Brasil

Até o momento, apenas um sargento do Bope tinha essa formação no estado

Leiagora

Guardas municipais se formam em curso de cães de guerra, da Marinha do Brasil

Foto: Guarda Municipal de Várzea Grande

O último dia 30 de setembro foi de festa para a Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG). Isso, porque os GMs Evanildo Laurindo da Silva e Allan Kardec Alves de Almeida, ambos na corporação há 20 anos, retornaram do Rio de Janeiro, após três meses, formados no Curso Especial de Adestramento de Cães de Guerra, oferecido pela Marinha do Brasil. Diante da conquista, os guardas e os respectivos cães, Thor de 10 meses e Zé Filho de 1 ano, foram calorosamente recepcionados pelos colegas de farda, incluindo o subcomandante Alexander Ortiz, no aeroporto Marechal Rondon.

Com duração de 360 horas, o curso tem como objetivo preparar oficiais e praças da Marinha e das demais Forças Armadas e Auxiliares para o adestramento de cães de guerra e para o planejamento e emprego da cinotecnia em proveito das operações militares. Ao longo da formação, foram ministradas disciplinas de Cinofilia, Enfermagem Veterinária, Adestramento, Operações com Cães e Técnicas de Detecção.

Os guardas municipais já eram experientes antes de passar pelo treinamento na Base de Fuzileiros Navais Ilha das Flores. Laurindo já atuou como instrutor no Batalhão de Operações Especiais (BOPE-MT) e no Grupo de Intervenções Rápidas (GIR), da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) e no Sistema Penitenciário do Estado. Allan Kardec trabalha com cinotecnia desde 1998. Apesar disso, ambos destacam a importância do aperfeiçoamento, visando engrandecer o trabalho desenvolvido na GMVG.

“Pra mim foi uma experiência muito boa! A partir do momento em que o Município valoriza e capacita o servidor, isso soma muito para a instituição, que tem que crescer muito mais”, afirma o GM Laurindo.

“Essa ida nossa para o complexo naval da Marinha do Brasil veio a fortalecer os nossos conhecimentos. Voltamos com metodologias e técnicas diferentes e também assuntamos as atividades sociais que eles desenvolvem lá”, destaca o GM Allan Kardec.

Ambos afirmam que trabalham com os cães como forma de terapia, mas, têm como objetivo maior implantar um canil funcional na Guarda Municipal de Várzea Grande para uso tanto em ações de segurança, quanto em ações sociais. “Poderia ser feito um trabalho dentro das escolas, no sentido de prevenir e de orientar as crianças. E o cão seria um dispositivo pra gente levar essa informação, nas questões da violência doméstica, de maus tratos aos animais, da prevenção ao uso de drogas. Tudo o que é feito de forma dinamizada, a pessoa que recebe aquela informação tende a levar esse conhecimento por muito mais tempo e ser também um multiplicador dessas ações”, defende o GM Allan Kardec.

De acordo com o subcomandante da GMVG, Alexander Ortiz, o projeto de implantar um canil na instituição será levado adiante. “Eles já tinham vários cursos de cinofilia e, agora, com mais esse conhecimento que trouxeram desse curso, que tem um grande conceito no Brasil, eles somam mais ainda. Vamos levar ao conhecimento do nosso secretário e do prefeito para que, no futuro, nós consigamos instalar um canil funcional e ativo para levar mais segurança para a população de Várzea Grande”, disse.

O subcomandante aproveitou ainda para parabenizar os guardas municipais pela conquista do título. “É um grande orgulho pra nós e um reconhecimento muito grande, uma parceria que surgiu com a Marinha, o que estreita os laços e só contribui para o aprimoramento dos guardas municipais”, avaliou.
 
Assessoria da Guarda Municipal
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet