Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
09:02:56
informe o texto

Notícias / Geral

22/10/2022 às 18:00

Sabia que lixos eletrônicos podem ser transformados em computadores? Entenda

A ação faz parte do trabalho desenvolvimento pelo Centro de Recondicionamento de Computadores e as pessoas podem apenas ligar que o projeto irá buscar os itens

Paulo Henrique Fanaia

Sabia que lixos eletrônicos podem ser transformados em computadores? Entenda

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) começou a divulgar os trabalhos do recém-inaugurado Centro de Recondicionamento de Computadores (Recytec), situado na sede da Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá, localizada no bairro Carumbé. Além de servir como um espaço para equipamentos eletrônicos inservíveis de órgãos e entidades do poder público estadual, o projeto passará a contar com um veículo que irá recolher equipamentos da população em geral.
 
De acordo com o secretário da Seciteci, Maurício Munhoz, o espaço que foi inaugurado no final de junho deste ano ainda não havia sido divulgado devido ao período eleitoral. A ideia é recolher produtos eletrônicos diversos, como computadores, televisores e até mesmo geladeiras e assim fazer uma triagem na Recytec, local onde peças antigas serão recicladas para montagem de computadores que serão destinados para comunidades e entidades civis.
 
“Nós temos um caminhãozinho, a gente disponibiliza um telefone à população e vamos buscar qualquer tipo de lixo eletrônico, televisão, geladeira, qualquer coisa a gente busca e traz aqui pro Recytec. Aqui fazemos uma triagem, tudo que dá pra aproveitar a gente aproveita para virar computador e o resto fazemos a destinação correta”, explica Maurício Munhoz.
 
A pasta projeta que, por ano, sejam produzidos cerca de 1.200 computadores a partir do processo de reciclagem. Para fazer o descarte de equipamentos eletrônicos, o cidadão pode agendar a coleta pelo telefone (65) 99229-2675, ou efetuar a entrega diretamente na Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá, no bairro Carumbé.
 
O Recytec é desenvolvido em parceria com o Ministério das Comunicações e a ONG Programando o Futuro, com a meta de promover o recondicionamento de computadores, que serão destinados para o atendimento de projetos de inclusão digital, desenvolvidos em espaços públicos, como escolas, bibliotecas, e outras iniciativas de acesso à informação.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet