Cuiabá, domingo, 28/04/2024
04:13:54
informe o texto

Notícias / Variedades

03/11/2022 às 10:40

Snoop Dogg do RJ ganha na Justiça o direito de reaver conta no Instagram

Jorge André Toledo usava o perfil, com 24 mil seguidores, para manter contatos profissionais e ser encontrado por contratantes

Do G1

Snoop Dogg do RJ ganha na Justiça o direito de reaver conta no Instagram

Foto: Reprodução

Um sósia brasileiro do rapper Snoop Dogg ganhou na Justiça do Rio de Janeiro uma batalha para recuperar uma conta no Instagram que usava para manter contatos profissionais e que era o principal meio de comunicação com contratantes. Jorge André Toledo, morador de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ou o Snoop Dogg Carioca, como é conhecido, afirma que perdeu trabalhos após a conta ser excluída em julho deste ano.

A decisão, da última quinta-feira (27), do 1º Juizado Especial Cível da Comarca de Duque de Caxias, determinou que os administradores da rede social reativem a conta @snoop.carioca em até 48 horas, sob pena diária de R$ 300. Até a última atualização desta reportagem, o prazo havia terminado e o perfil não havia voltado ao ar.

O g1 entrou em contato com o Instagram, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Jorge, de 42 anos, sempre trabalhou em pelo menos 3 atividades para sustentar a mulher e os filhos: de manhã cedo como auxiliar de limpeza, como lavador de carros à tarde e, à noite, como vendedor ambulante de lanches e bebidas.

Os clientes sempre chamaram a atenção para a semelhança.

“Eu sempre tive cabelo grande. No carnaval falavam direto que eu parecia com o Snoop. Eu não ligava muito. Eu gosto dele, mas sempre ouvi mais o Michael Jackson”, disse o sósia do rapper.

Um dia, ele decidiu usar a sugestão.

“Eu fiz as tranças e postei. Virou um meme. Aí meu amigo postou um vídeo. O Snoop viu”, contou.

O advogado Felipe Camargo do Nascimento, que defende Jorge e é especialista em Direito Digital, disse que a exclusão do perfil é abusiva, fere o Direito do Consumidor e o Marco Civil da internet no Brasil.

“Excluir a conta de um digital influencer é um fato tão grave que podemos comparar com tirar a bola de futebol de um jogador ou o microfone de um cantor, você mata o trabalho dele. Ele não consegue mais produzir conteúdo e nem ser encontrado para fazer novos trabalhos. E plataformas como o Instagram não produzem conteúdos. Quem produz são os influencer e usuários, que fazem a roda girar”, disse o advogado.

Reconhecimento

O reconhecimento do Snoop Dogg do Rio de Janeiro aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2020. Em uma postagem no Instagram do rapper, que tem 77,3 milhões de seguidores, ele brincou.

“Achei meu primo no Brasil”, disse o Snoop Dogg original.

A postagem com o vídeo em que Jorge aparece tinha mais de 2,7 milhões de visualizações até a publicação desta reportagem.

Jorge falou da semelhança para diversas reportagens, fez presenças VIP e até participou de clipe, no caso Lance Criminoso, de Papatinho com MC Cabelinho, Xamã e BK, que tem mais de 8,3 milhões de visualizações.

Ele aparece sentado na Escadaria Selarón, na Lapa, Região Central do Rio, fazendo referência ao clipe de Beautiful, com Pharrell Williams, um dos mais conhecidos da carreira do norte-americano.

Jorge conta que teve vários perfis dedicados ao trabalho de sósia. O que foi suspenso tinha 24 mil seguidores.

“Não me falaram nada, só derrubaram”, contou o Snoop Dogg de Duque de Caxias.

Entre os investimentos para ficar mais parecido com o rapper, Jorge chegou a se tatuar como o artista.

Ele chegou a fazer uma conta reserva do Instagram, mas quer a original.

“As pessoas te dão trabalho se você tem seguidores”, explica Jorge.

O sósia de Snoop Dogg, que ainda trabalha lavando carros e como ambulante, afirma que o objetivo é permitir uma condição de vida melhor para a família.

“O que eu faço é para colocar comida na mesa dos meus filhos”, disse Jorge.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet