Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:19:41
informe o texto

Notícias / Política

06/11/2022 às 17:09

Dilmar solicita estudo orçamentária para tramitar PEC dos Aposentados

Proposta visa tirar percentual cobrado da aposentadoria dos servidores estaduais

Jardel P. Arruda

Dilmar solicita estudo orçamentária para tramitar PEC dos Aposentados

Foto: Jardel P. Arruda

O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (União) solicitou da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa um estudo orçamentário do impacto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 7/2022, a ‘PEC dos Aposentados’, que tem como objetivo isentar de taxação os aposentados e pensionistas do estado com proventos que não ultrapassam o teto do regime geral, que é de R$ 7.087,22.

“Eu fiz um ofício ao presidente da Assembleia Legislativa (Eduardo Botelho) porque ela está pela inconstitucionalidade, não tem estudo de impacto orçamentário apresentado junto com a PEC, um estudo de viabilidade. (...) Pedi para fazer um estudo pela Mesa Diretora de impacto orçamentário”, disse Dilmar Dal’Bosco, na quinta-feira (3).

De acordo com o parlamentar, que é relator da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a proposta é inconstitucional e se aprovada como está, poderá ser questionada na Justiça. Como ele é presidente da CCJR, a tendência é que a proposta não siga tramitação enquanto não for realizado um estudo. 

A PEC

A Proposta de Emenda Constitucional 7/22 tem como objetivo acabar com a taxação dos servidores aposentados com menos que o teto constitucional do regime geral. Conforme justificativa da PEC, a atual cobrança é inconstitucional e, para impedir a cobrança, ela busca alterar a constituição de Mato Grosso para deixar isso expresso na lei máxima estadual.

A expectativa dos deputados é conseguir aprovação em plenário e garantir validade sem depender da sanção do governador Mauro Mendes (União), visto que Propostas de Emenda à Constituição são promulgadas pelo próprio Poder Legislativo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet