Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
05:27:54
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

08/11/2022 às 12:22

Emprego: força de trabalho cresce mais de 14% em uma década no estado

Mesmo durante o período de pandemia da covid-19, ainda houve um saldo de 9,176 novos postos de trabalho em 2020

Leiagora

Emprego: força de trabalho cresce mais de 14% em uma década no estado

Foto: Reprodução

Mato Grosso vem apresentando resultados satisfatórios com relação ao emprego desde 2012, com um salto de 14% no número de pessoas em plena condição de trabalho, saindo de 1,5 milhão para os atuais 1,8 milhão em 2021. Os dados compilados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) também mostram que, mesmo durante o período de pandemia da covid-19, ainda houve um saldo de 9,176 novos postos de trabalho em 2020.

Os números da força de trabalho mostram, com maior realidade, a situação do emprego no estado, pois também relaciona os empregos sem carteira assinada, diferente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2021, último ano da série histórica, as pessoas em idade para trabalhar compunham 76,73% da população do estado, que era de mais de 3,5 milhões de habitantes.

Já entre 2012 e 2021, as pessoas na força de trabalho cresceram 14,55%, enquanto o crescimento populacional na faixa etária considerada apta para o mercado de trabalho cresceu 12,82%. Segundo análise do IPF-MT, independentemente do grupo de trabalho, existe uma alocação de emprego considerada positiva dentro do estado.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca, ainda, que boa parte desse percentual se concentra nos setores do comércio e de serviços. “As análises de longo prazo do emprego indicam um crescimento contínuo e pujante da economia do estado, promissor ao comércio e serviços, já que está ligado diretamente aos consumidores, ao mesmo tempo que concentra cerca de 60% do emprego do estado nos últimos anos.”

O reflexo dessa força de trabalho, que está em aumento, é uma das bases para uma economia sustentável. De acordo com o IPF-MT, o crescimento averiguado será resistente e pode proporcionar o desenvolvimento nos demais setores da economia, o que influencia no crescimento da produção e do PIB da região.

 
Fecomércio
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet