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14/11/2022 às 16:11

Mercado de fusões e aquisições está em alta e Mato Grosso apresenta grande potencial

Um levantamento realizado pela KPMG mostra que a região Centro-Oeste teve uma alta de 110% no primeiro trimestre de 2022

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Mercado de fusões e aquisições está em alta e Mato Grosso apresenta grande potencial

Foto: Assessoria

O mercado de fusões e aquisições está aquecido no Brasil e a expectativa é de que 2022 seja um ano histórico. Um levantamento realizado pela PwC Brasil mostra que o número de Fusões e Aquisições (M&A, na sigla em inglês) bateu recorde no país no primeiro semestre. Nos seis primeiros meses de 2022 foram 807 transações contra 706 negócios feitos em 2021 – ano em que houve recorde histórico de M&A, totalizando 1.659 transações.

Ainda para se ter uma ideia de como há uma tendência de crescimento, o número de operações registrado até junho deste ano representa mais que o dobro das transações registradas em 2019 (390 operações), período de pré-pandemia. A expectativa é de que esse movimento continue até o fim do ano, e, de acordo com um levantamento da Bain&Company, as M&As podem movimentar US$ 4,7 trilhões (R$ 24,5 trilhões) até dezembro.

Em Mato Grosso, no entanto, esse potencial ainda pode ser mais explorado.  Levantamento realizado pela KPMG mostra que a região Centro-Oeste teve uma alta de 110% no 1º trimestre. Caio Pantaleão, sócio da Ouro Investimentos, destaca que o estado é um dos que mais cresce e começa chamar atenção do mercado nacional e internacional.

Para começar, Caio ressalta que é preciso desmistificar o fato de que para vender um negócio é somente quando ele está em queda. Isso porque, muitos ainda se embasam no questionamento: ‘se está bom, por que vender?’. A questão é que é preciso analisar qual a fase do negócio e de seus sócios, que pode ser justamente quando a empresa está buscando um sócio estratégico para acelerar o crescimento e ajudar na gestão ou quando passa por um período de sucessão.

É bom destacar ainda que nem sempre é necessário realizar a venda total. Existe também a possibilidade de uma negociação parcial, em que o dono continua na sociedade, mas abre a marca para fundos que podem ajudar numa expansão. Além das várias possibilidades para levar em consideração no mercado de fusões e aquisições, é preciso ainda analisar as questões legais e fiscais. Por isso, é importante contar com suporte de empresa especializada em M&A.

Neste cenário, Caio Pantaleão explica que a Ouro Investimentos oferece uma assessoria independente, formada por profissionais com experiência nos principais bancos de investimentos e fundos, o que permite assessorar com assertividade e sem conflitos de interesse os processos de venda e de compra. Somado a tudo isso, é oferecido atendimento personalizado. 

“Nós buscamos entender o momento e necessidade de cada um, analisando os detalhes e criando uma solução juntos. Um dos nossos diferenciais é justamente a transparência durante todo o processo e o respeito com nossos clientes. Para garantir a eficiência da negociação criamos um mapeamento que inclui potenciais investidores, dando maior poder de negociação”, explica Caio. 

Outro fator que precisa ser levado em consideração na hora de uma venda ou fusão, segundo o especialista, é o pós negociação, onde haja melhor aproveitamento das sinergias que possam alavancar a negociação. “A consultoria não termina com a conclusão do negócio, o pós-venda também é importante”, argumenta Caio.

Conhecer o perfil dos investidores também é importante. Segundo a PwC, as operações de fusões e aquisições no Brasil seguem sendo fechadas majoritariamente entre empresas brasileiras. Em 2022, o capital nacional representou 78% de todas as operações realizadas e segue representando mais de três em cada quatro reais transacionados. A justificativa é o conhecimento do mercado local e a necessidade de movimentação estratégica.

Os investidores internacionais que mais investem no país são fundos e empresas norte-americanas. Em seguida estão os investidores europeus, com foco em setores como energia, produtos industriais, tecnologia e outros. Na sequência estão as empresas da Ásia, que buscam principalmente commodities, alimentos, serviços e tecnologia. Ao entender este mercado, é possível apresentar uma proposta mais assertiva na hora da negociação.

Vale destacar que este processo completo de venda, seja total ou parcial, leva em média 180 dias, entre a preparação, negociação e conclusão. A operação envolve desde a definição de um cronograma, elaboração da estratégia de venda, apresentação para investidores, questionamentos e visitas, recebimento de proposta e negociação, e ainda auditoria por parte do comprador e por fim o fechamento do contrato.

 
Da assessoria
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