Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:26:02
informe o texto

Notícias / Geral

16/11/2022 às 09:58

Abertas inscrições para webinário sobre racismo estrutural e ações afirmativas

O foco é propor uma reflexão acerca do tema e de ações afirmativas como um meio democrático na luta antirracista

Leiagora

Abertas inscrições para webinário sobre racismo estrutural e ações afirmativas

Foto: TJMT

A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), em parceria com a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região e da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT), realiza no próximo dia 22 de novembro o webinário “Racismo estrutural, enfrentamento e ações afirmativas”.
 
O foco, explica a vice-diretora-geral da Esmagis/MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, é propor uma reflexão acerca do tema e de ações afirmativas como um meio democrático na luta antirracista. Ainda segundo a magistrada, a iniciativa visa promover o debate sobre o racismo estrutural com o objetivo de compreender sua dinâmica tanto nas relações interpessoais como na dinâmica das instituições.
 
O webinário será realizado das 8h15 às 11h30 (horário de Mato Grosso), via Plataforma Teams. É voltado a magistrados(as), assessores, integrantes do Ministério Público, advogados(as), defensores públicos, magistrados(as) do Trabalho, servidores, estudantes, demais segmentos de Justiça em todos os graus de jurisdição e eventuais interessados.
 
Para se inscrever, clique neste link. As inscrições seguem até o dia 20 de novembro.
 
Além da desembargadora Helena Maria Ramos, também são organizadoras do evento a juíza de Direito Renata do Carmo Evaristo Parreira e a presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial OAB-MT, advogada Roberta de Arruda Chica Duarte.
 
Programação

Às 8h, a abertura será feita pela desembargadora Helena Maria Ramos. Na sequência, às 8h10, a juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça Karen Luise Vilanova Batista de Souza proferirá palestra sobre o tema “Ações afirmativas e políticas de cotas”.
 
Às 9h, a doutora em Sociologia Silviane Ramos Lopes falará sobre “Enfretamento ao Racismo e as outras formas correlatas de discriminação étnico.
 
Às 9h40, a juíza do Trabalho Claudirene Andrade Ribeiro (TRT 23ª Região) fará palestra com o tema “Entre Corinas e Carolinas: gênero, raça, desigualdades regionais e evolução da inserção da mulher negra no mercado de trabalho.”
 
Após as palestras, será aberto espaço para debates e perguntas.
 
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelo telefone (65) 3617-3844.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: arte com a imagem, em tons de cinza, de uma mulher negra. Sobre a imagem aparece o texto Webinário “Racismo estrutural, enfrentamento e ações afirmativas”, 22 de novembro, 8h15 às 11h30 (horário de Cuiabá).

 
TJMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet