Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:10:26
informe o texto

Notícias / Geral

16/11/2022 às 11:40

Conhecimento científico e matemático é tema de aula aberta

Atividade é gratuita no dia 29 deste mês, via Google Meet

Leiagora

Conhecimento científico e matemático é tema de aula aberta

Foto: UFMT

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática dos Anos Iniciais (GRUPEMAI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizam no dia 29 deste mês, às 14h, horário de Cuiabá, aula aberta on-line. O tema do encontro é “A classificação e organização do conhecimento científico e matemático ao longo da história”. A atividade é gratuita, e acontece pelo Google Meet, aberta a todos os interessados. 

A aula será conduzida pelo professor Zaqueu Vieira Oliveira da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Ele apresentará uma retrospectiva histórica da construção do conhecimento científico e matemático com a culminância desse conhecimento nos dias de hoje. 

Ainda dentro dos conteúdos que serão abordados está a compreensão da historicidade da produção científica e matemática como mecanismo para auxiliar o professor a se apropriar dessas áreas do conhecimento como uma produção sociocultural. Considera-se que ao longo do tempo, essa influenciou a forma não somente do que é considerado Ciências e Matemática, mas também os conteúdos ensinados.

Grupo aborda processos de ensino e aprendizagem da matemática

O GRUPEMAI é credenciado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem realizado estudos e pesquisas sobre elementos que compõem os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.  Entre os objetivos, o grupo recai o olhar para os pedagogos que atuam como professor de Matemática e, em geral, enfrentam dificuldades para compreender e ensinar os conhecimentos matemáticos. 

Ações em escolas públicas municipais de Cuiabá têm sido realizadas no sentido de contribuir para a prática docente, a aprendizagem dos alunos e as políticas públicas de formação de professores, visando uma aproximação entre a UFMT e a Secretaria Municipal de Educação. A temática da aula aberta é voltada também aos discentes da linha de pesquisa "Educação em Ciências e Educação Matemática", do PPGE.

 
UFMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet