Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:06:33
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

16/11/2022 às 15:35

Apesar do recuo em setembro, balanço anual mostra bons índices de vendas em MT

Cenário mato-grossense segue em ritmo de crescimento bem maior que a média nacional

Leiagora

Apesar do recuo em setembro, balanço anual mostra bons índices de vendas em MT

Foto: Divulgação

A mais recente Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), com referência ao mês de setembro, mostrou que o volume de vendas do comércio varejista no estado cresceu 0,1% sobre o mês anterior e apresentou queda de -1,9% na receita.

Ainda assim, o levantamento divulgado pelo IBGE e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) acumula crescimento de 12,7% no volume de vendas no estado no comparativo com setembro do ano passado, com a receita crescendo 17% no mesmo período.

Apesar da recente queda, as perspectivas para o comércio são promissoras para o fim de ano. Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, as famílias podem estar buscando gastar mais em datas comemorativas.

Mesmo com a queda de setembro, associada à expectativa de compras concentradas no fim de ano, as estimativas mostram uma alta perspectiva de consumo no estado para o último trimestre de 2022, impulsionando o comércio e a circulação de renda.

O cenário mato-grossense segue em ritmo de crescimento bem maior que a média nacional, que apresentou alta de 3,2% no volume de vendas varejistas e de 13,7% no aumento da receita no país.

O IPF-MT destaca que os índices do comércio no estado mostram que o setor está em crescimento não somente acima da média nacional, mas também em patamares ainda maiores que os registrados em setembro 2019, quando o volume de vendas do comércio varejista cresceu em 1,8% e o de receita 6,4%.

Considerando o comércio varejista ampliado, que engloba a venda de veículos e motos, partes e peças, além de materiais de construção, os índices mensais de setembro no estado estão melhores, com crescimento no volume de vendas em 0,5% e leve queda da receita em 0,3%.

 
(Com assessoria)
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet