Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:34:33
informe o texto

Notícias / Geral

16/11/2022 às 18:00

SES lança campanha de doação de leite materno nesta quinta-feira

Evento será realizado entre 8h e 12h, no auditório do Hospital Geral, em Cuiabá

Leiagora

SES lança campanha de doação de leite materno nesta quinta-feira

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, lança nesta quinta-feira (17), entre 8h e 12h, no auditório do Hospital Geral, em Cuiabá, a Campanha "Leite Materno: um Elo de Vida". O evento ocorre em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado nesta data.

A proposta é fortalecer os bancos de leite humano de Mato Grosso e incentivar a doação de leite materno entre as mulheres que amamentam. A expectativa é de que 100 pessoas, entre profissionais da saúde e simpatizantes do tema, participem do evento.

Segundo Rodrigo Carvalho, nutricionista e integrante da equipe de Promoção da Amamentação e Alimentação Complementar Saudável da SES, doar leite humano é um ato de solidariedade e sororidade entre mulheres, que se apoiam para a manutenção da vida e da segurança alimentar e nutricional de bebês prematuros.

“Toda mulher que amamenta pode ser uma doadora em potencial de leite humano, desde que produza além da necessidade do seu bebê. As evidências científicas indicam que bebês prematuros e/ou com patologias, que se alimentam de leite materno no período de privação da amamentação, possuem mais chances de recuperação e de ter uma vida mais saudável. Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções”, explica Rodrigo.

Programação

O acolhimento dos participantes e abertura do evento deve ocorrer entre 8h e 9h. Em seguida, começam as discussões, com o tema “Avanços e desafios da Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano”, ministrado por Rodrigo Carvalho. Logo depois, a nutricionista do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, Maria Célia de Moura, traça um panorama do Banco de Leite Humano na Região Sul e seus 10 anos de parceria.

Às 9h40, a apresentação ficará por conta da enfermeira do Escritório Regional de Saúde de Sinop, Kátia Rocha. Ela falará sobre as ações de fortalecimento da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR), na Região de Saúde Teles Pires. O próximo tema será “Banco de Leite Humano - apoio à Amamentação em Mato Grosso”, que será explanada pelo nutricionista do Centro de Referência Estadual da RBLH, Marcus Carvalho.

Às 10h20, será abordado o método “Canguru na construção de um elo”, com a nutricionista do Hospital Santa Helena, Danielly Venuti. O evento segue com o debate sobre “Vínculo afetivo: fortalecendo o cuidado ao prematuro”, ministrado pela enfermeira da UTI neonatal do Hospital Regional de Sorriso, Rozineide Costa.

Às 11h, o debate continua com a fonoaudióloga da UTI neonatal do Hospital Regional de Cáceres, Joice Costa, que falará sobre amamentação do prematuro após a alta hospitalar. Depois, a pediatra da Santa Casa de Rondonópolis, Virgínia Beatriz, abordará a importância do leite materno no desenvolvimento do prematuro. O evento encerra às 12h, após tirar dúvidas da plateia.

O evento terá certificação pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

Bancos de Leite humano

Em Mato Grosso, existem três Bancos de Leite Humano, sendo dois em Cuiabá e um em Rondonópolis. Em Cuiabá, o Doutor José de Faria Vinagre está localizado no Hospital Geral, na Rua 13 de Junho, 2.101, centro, cujo horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h e aos sábados de 7h às 12h. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (65) 3363-7035.

O segundo em funcionamento na capital está localizado no Hospital Universitário Júlio Muller, situado na Rua Luís Philippe Pereira Leite, s/n, bairro Alvorada. A unidade atende de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. O telefone e WhatsApp para mais informações é (65) 3615-7203.

Em Rondonópolis, o Banco de Leite Humano atende na Santa Casa, na Rua Acyr Rezende de Souza e Silva, 2.107, bairro Vila Birigui. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. O telefone para tirar dúvidas ou é (66) 3410-2785.

Postos de Coleta

Há, em Cuiabá, dois postos de coleta de leite humano - no Hospital Beneficente Santa Helena, no 1° andar, no Posto de Coleta Via Láctea - Caminho, Luz e Vida. A unidade de saúde está situada na Rua Travessa Presidente Marques, 201, bairro Santa Helena. Os telefones para contato são (65) 3621-3922 e WhatsApp: (65) 98173-6665.

O outro ponto de coleta está no Hospital Infantil e Maternidade Femina, localizado na Rua Corumbá, 538, bairro Baú. O telefone para contato é (65) 2128-9183.

 
Da Secom 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet