Cuiabá, sábado, 27/04/2024
18:13:45
informe o texto

Notícias / Polícia

17/11/2022 às 07:21

Operação mira em esquema clandestino de importação e comercialização de medicamentos falsificados

Foram expedidos 32 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva

Leiagora

Operação mira em esquema clandestino de importação e comercialização de medicamentos falsificados

Foto: Polícia Federal de Mato Grosso

Um esquema clandestino de importação e comercialização de medicamentos falsificados é alvo da Polícia Federal nesta quinta-feira (17) em Cuiabá e Campo Verde, além dos estados de Goiás, São Paulo e Espírito Santo.
 
A Operação Autoimune conta com atuação conjunta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as Vigilâncias Sanitárias dos municípios.
 
Foram expedidos 32 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva para cumprimento nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santos. Os mandados são da 7ª Vara Federal Criminal.
 
As investigações tiveram início com uma apreensão no Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS) de várias caixas de medicamento de origem argentina contendo o princípio ativo “Neostigmina” desacompanhadas de documentação que comprovassem sua entrada regular no território nacional.
 
A ação é fruto do compartilhamento de informações entre a Polícia Federal e a Anvisa, e o trabalho de análise do material apreendido durante Operação Miastenia, deflagrada em agosto deste ano.
 
A primeira fase da operação possibilitou que os investigadores tomassem conhecimento de que o mercado paralelo de medicamentos estrangeiros contava com a participação de diversas empresas de fachada, sendo praticado em 65 municípios do país localizados em 16 estados e no Distrito Federal, tendo movimentado, em 10 meses, cerca de R$4 milhões.
 
Nessa operação, foi apreendida uma caixa do medicamento imunoglobulina com origem argentina e comprovadamente falsificado.
 
O nome da Operação deve-se ao emprego dos medicamentos importados no tratamento de diversas doenças autoimunes, ou seja, patologias nas quais o sistema imunológico ataca células saudáveis, levando ao desenvolvimento dos mais variados sintomas.

 
(Com assessoria)
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet