Cuiabá, sábado, 27/04/2024
10:22:54
informe o texto

Notícias / Política

17/11/2022 às 15:33

Prefeitura não abre mão de tocar obras de asfaltamento e cobra convênio do governo

Integrante da administração municipal afirma que a “imposição” visa preservar a cidade, evitando que as obras sejam mal executadas

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Prefeitura não abre mão de tocar obras de asfaltamento e cobra convênio do governo

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) afirma que a Prefeitura de Cuiabá não abre mão de tocar as obras de asfaltamento dos 11 bairros, as quais serão financiadas pelo governo do Estado. O integrante da administração municipal afirma que essa “imposição” visa preservar a cidade, evitando que as obras sejam mal executadas.

As obras serão viabilizadas por um recurso no valor de R$ 56 milhões, oriundo da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Contudo, a pasta, que também pretende executar as obras, não recebeu a autorização da prefeitura para o início dos trabalhos. 

A falta de autorização por parte do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já foi alvo de críticas, a exemplo do vereador Demilson Nogueira (PP), que afirmou que o emedebista não tem capacidade para gerir o montante.

Stopa, por sua vez, argumenta que a irredutibilidade do município tem como base os exemplos das obras da Copa do Mundo de 2014. “Agora o Governo não pode, como na época da Secopa, por exemplo, onde a prefeitura deu um cheque em branco ao governo do estado e vocês sabem a consequência das obras, onde basicamente todas as obras apresentaram problemas graves e tiveram que ser refeitas”, enfatizou.

Diante disso, o vice-prefeito afirma que o município cobra do Estado o mesmo tratamento dado às demais cidades de Mato Grosso. “O que nós queremos, primeiro, é transparência e o mesmo tratamento dado aos outros municípios, além de critérios bem claros e definidos. Nós queremos o asfalto. Tem o documento que autoriza o governo do Estado, desde que ele dê o mesmo tratamento que tem dado a todos os outros municípios. Cuiabá não pode ser discriminada e marginalizada”, explicou.

A prefeitura briga para que o governo do Estado assine um convênio com o município para a realização das obras. O documento, contudo, não teria sido assinado devido à falta de certidão por parte da Prefeitura de Cuiabá.

A medida é reflexo de dois imbróglios, sendo um deles referente à gestão do então prefeito Chico Galindo. “Nós acionamos a nossa Procuradoria, até porque o primeiro um desses problemas na época do prefeito do Chico Galindo, que ele contratou uma escola de samba e não conseguiu fazer a prestação de conta, que na verdade faz mais de cinco anos. E a lei é clara, depois de cinco anos não pode usar isso como pretexto para negativar”, alegou.

Já o outro problema que estaria emperrando o convênio seria a obra de climatização da Feira do Porto. “Tudo isso está sendo revolvido pela Procuradoria do município, e no máximo em 10 dias tudo isso será resolvido e estaremos com as certidões em mãos”, garantiu Stopa, enfatizando que o município não abre mão de tocar as obras.

Stopa afirma, inclusive, que o Executivo municipal se coloca à disposição do próprio governo do Estado e dos demais órgãos fiscalizadores, para que façam o acompanhamento das obras.

Bairros beneficiados

O anúncio do investimento foi realizado pelo governador Mauro Mendes (União) no fim de junho. Caso seja autorizada pelo município, a pavimentação vai beneficiar a população que mora nos bairros  Jardim Fortaleza, Novo Tempo, Parque Amperco, Novo Milênio, Campo Verde, Planalto, Jardim Aroeira, Novo Horizonte, Osmar Cabral, Tancredo Neves e Alto Boa Vista.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet