Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:38:38
informe o texto

Notícias / Geral

17/11/2022 às 14:15

Radiocomunicação digital de MT é referência em evento da Polícia Federal

Atualmente, 92% do estado já possui a nova tecnologia e a expectativa é de que até o fim do ano esteja implantada nos 141 municípios

Leiagora

Radiocomunicação digital de MT é referência em evento da Polícia Federal

Foto: Ciosp

O novo sistema de radiocomunicação digital, utilizado pelas forças de segurança de Mato Grosso, foi destaque, nessa quarta-feira (16), durante o II Simpósio de Comunicação Crítica, realizado na Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação da Polícia Federal, em Brasília (DF). O evento, com encerramento previsto nesta sexta-feira (18), reúne profissionais de instituições estaduais e federais de segurança pública de todo Brasil.

Com 92% implantada em todo o estado, a nova tecnologia já está sendo considerada referência para outras forças de segurança brasileiras - a expectativa é de que até o fim do ano esteja implantada nos 141 municípios. A rede digital de radiocomunicação é resultado de investimentos feitos pela atual gestão no setor da Segurança Pública e, exclusivamente neste projeto, foram investidos mais de R$ 90 milhões. 

A convite dos organizadores, o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, tenente-coronel PM Airton Araújo Feitosa, apresentou a tecnologia aos participantes. O coordenador explicou que, além de mais segura, a radiocomunicação digital crítica garante menor tempo-resposta, alta disponibilidade, mais segurança e mais eficiência no atendimento às demandas da sociedade.

“Uma das diferenças entre o sistema de comunicação digital e o analógico é, principalmente, a rapidez e a segurança do tráfego - de voz e dados. O digital permite frequências exclusivas e seguras para a comunicação entre os órgãos públicos de segurança e defesa. Além disso, dispõe de infraestrutura que possibilita o compartilhamento com outros órgãos, públicos ou privados, para uso em serviços de interesse da segurança coletiva”, explicou o militar.

A apresentação foi em conjunto com o assessor técnico do Ciosp, subtenente BM Leandro Alves. Sobre o evento, os militares avaliaram ser de grande importância para a troca de conhecimentos e otimização do emprego de tecnologias e recursos, com a finalidade de melhorar o atendimento do serviço público e as instituições de segurança.

 
Sesp
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet