Cuiabá, sábado, 27/04/2024
12:11:23
informe o texto

Notícias / Geral

06/12/2022 às 11:00

Segunda edição da ExpoTech reúne projetos dos alunos de cursos de Programação e Robótica

Entre os protótipos, estão o uso de ciência de dados para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama, automação de casa inteligentes, braço robótico, sensor ultrassônico, controles inteligentes de estacionamento, carros e pessoas

Leiagora

Segunda edição da ExpoTech reúne projetos dos alunos de cursos de Programação e Robótica

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) realiza, na quinta-feira (8), das 15 às 21h, a 2ª edição da ‘Expotech’, mostra que irá reunir 21 projetos finais de alunos dos cursos de ‘Programação para Robótica’, ‘Lógica de Programação’ e ‘Programação em Python’. O evento é aberto ao público e será realizado no Lab Microsoft, laboratório de tecnologia e aulas do Senac-MT, localizado no Sesc Arsenal, em Cuiabá.

A implantação do Lab Microsoft faz parte de um movimento de atualização do portfólio de cursos da instituição de educação profissional e de modernização dos empreendimentos comerciais no estado, ação liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

“Ao completar 75 anos de atuação em Mato Grosso, o Senac segue antenado com o presente, mas com o olhar para o futuro. Estas são formações iniciais na área de Tecnologia da Informação (TI) que buscam apresentar conceitos básicos de linguagens de programação e despertar nos alunos o interesse por esta vasta área de atuação profissional, tornando-os capazes de desenvolver protótipos com inovações e aplicações para o comércio de bens, serviços e turismo”, destaca Wenceslau Júnior.

O diretor regional da entidade, Edson Dahmer, complementa. “Nosso intuito é que estes alunos visualizem soluções para as novas tecnologias que estão mudando o mundo e o comércio, como Educação 5.0, Internet das Coisas (IoT) e Metaverso. E para incentivar a adesão, os cursos foram ofertados gratuitamente à população, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que amplia o acesso à educação profissional de qualidade e ajuda milhares de pessoas a desenvolverem seu potencial”, frisa o dirigente.

Um dos organizadores da mostra, o instrutor do Senac-MT, Éder Lemes, ressalta que, nesta edição, empresas locais de diferentes segmentos foram convidadas a participar do evento. "Nosso objetivo é trazer essas empresas para o Lab Microsoft do Senac-MT e fortalecer parcerias com a comunidade, gerando oportunidades de colocação profissional para os nossos alunos”, pontua o instrutor.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Confira a relação de projetos

Curso de Programação em Python
- Ciência de Dados: Modelo de Machine Learning para Auxiliar no Diagnóstico de Câncer de Mama
- SAÚDETEC: Saúde e Tecnologia de Plantas Domésticas
- ZENA: Assistente de Reconhecimento de Voz
- MACONT INVENTORY: Cadastro para Controle de estoque de materiais de construção
- KYRIOS MAP: Localizador de DD/CEP
- Controle Inteligente de Estacionamento
- Controle Inteligente de Pessoas
- Controle Inteligente de Carro

Curso de Programação para Robótica
- Aplicabilidade e os Benefícios do Metaverso como Auxílio no Conhecimento Médico
- Controle de Braço Robótico com Potenciômetro e Multímetro
- Jogo Adventure: Memorização com LED
- Home Arduino: Automação de Casas Inteligentes - controle de umidade e temperatura
- Controle de Iluminação com Fotoresistor LDR
- Carro com sensor de obstáculo
- A casa do terror: Halloween
- Radar: sensor ultrassônico
- Carro Seguidor de Linha
- Óculos Inteligentes que Detectam Fadiga
- Alerta de nível de água numa cisterna com o uso de Arduino

Curso Lógica de Programação
- Aprendendo a Programar com Scratch
- Aprendendo a Programar com Scratch: uma introdução visual à programação com jogos, arte, ciência e matemática

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet