Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
03:49:44
informe o texto

Notícias / Política

11/12/2022 às 17:30

Botelho afirma que ampliação do Fethab pode ficar para janeiro por demora de Mendes

Presidente da ALMT afirma que governador não cumpriu prazo acordado

Jardel P. Arruda

Botelho afirma que ampliação do Fethab pode ficar para janeiro por demora de Mendes

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

A aprovação de uma lei para garantir a continuidade da cobrança do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) pode ficar para janeiro de 2023 e abrir um vácuo de arrecadação com o vencimento da atual lei, em 31 de dezembro de 2022.

Isso, porquê o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), garantiu que não vai apressar as discussões no Parlamento. De acordo com ele, o governador Mauro Mendes(União) cumpriu o prazo acordado entre ambos para o envio do projeto de lei sobre o tema, que era segunda-feira (5).

“O Fethab ele tem que encaminhar para cá. Eu já pedi isso. Ele prometeu que encaminharia segunda-feira e não encaminhou. Se ele encaminhar semana que vem, vamos abrir prazo para discussões. Nós temos discussões aqui dentro. Não vamos aprovar no mesmo dia. Não vai chegar aqui e vamos aprovar no mesmo dia. Se não vier, vai ficar para janeiro”, afirmou Botelho, na quarta-feira (7), no Salão Negro da ALMT.

O Fethab é um fundo criado como forma de compensar a não cobrança do Imposto Sobre Comercialização de Mercadorias e Serviço (ICMS) da exportação das matérias primas produzidas em Mato Grosso, como soja, milho, gado, madeira e outros. O governo taxa os produtores rurais nas operações de transporte desses produtos.

Inicialmente, o recurso desse fundo era usado somente para obras de transporte - pavimentação de rodovias, construção de pontes, recuperação da malha viária - e habitação, com a construção de casas populares. Durante a crise econômica da década passada, o fundo foi ampliado e passou a ser utilizado para outras finalidades, entre elas a saúde pública.

 Essa ampliação do Fethab acaba em 2022 e a manutenção dele para os próximos anos é vista como essencial para manter as contas estaduais positivas e garantir fundos para investimentos na infraestrutura. Contudo, a equipe do governo do Estado ainda não enviou projeto de lei para Assembleia legislativa para a renovação do Fethab. 

As mais recentes declarações públicas a respeito do assunto feitas pela equipe do governo era de que os técnicos da área ainda estavam terminando o estudo sobre o tema.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet