Cuiabá, domingo, 05/05/2024
14:35:53
informe o texto

Notícias / Geral

19/12/2022 às 16:30

Apenas 51% das crianças entre 5 e 11 anos tomaram primeira dose da vacina contra covid-19

As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive em locais com horário estendido até as 20h para vacinação

Leiagora

Apenas 51% das crianças entre 5 e 11 anos tomaram primeira dose da vacina contra covid-19

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Após 11 meses de liberação da vacina contra a covid-19 para crianças, a cobertura está aquém do ideal em Cuiabá. Os dados do grupo de 5 a 11 anos, que corresponde a 60.659 pessoas, apontam que pouco mais da metade, 51,1%, recebeu a primeira dose do imunizante. O percentual para a segunda dose é ainda menor, 31,4%.

A situação é ainda mais crítica em relação ao público de 3 a 4 anos, que até o momento contabiliza 4,7% das 18.415 crianças que deveriam ser vacinadas, isso com a primeira dose, e 1,1% com a segunda dose. No final de novembro foi liberada a vacina Pfizer Baby para crianças de 6 meses a menor de 3 anos com comorbidades e, até o momento, apenas 80 doses foram aplicadas.


Ainda de acordo com os registros, 85% do público de 12 a 17 anos (53.824 pessoas) recebeu a primeira dose, o que corresponde a 45.761 doses aplicadas. Já a segunda dose para esta faixa etária está em 58,2%.

“O esquema vacinal primário está bom para a faixa de idade dos 18 anos acima, com 97% deles imunizados e 93,5% para a segunda dose. A dificuldade está em atingir a cobertura vacinal no público infantil, porque os pais ainda relutam em levá-los. É preciso conscientização de que a vacina evita sintomas graves da covid e, consequentemente, salva vidas",explicou a secretária-adjunta de Atenção Primária, Flávia Guimarães. 

Cuiabá, como as demais cidades do país, está com aumento de casos, ainda que numa situação moderada, mas as pessoas que não receberam a vacina estão mais vulneráveis à contaminação. Isso coloca mais vidas em risco, porque a imunização garante que os sintomas se manifestem de maneira muito mais brando.  

Acima dos 18 anos também foram liberadas as doses de reforço, chamadas popularmente de 3ª e 4ª doses, mas os vacinados somam 51% e 32,7%, respectivamente. O percentual está abaixo do esperado, tendo em vista que 97% deste público-alvo recebeu a primeira dose.

Desde que a vacina foi liberada, em 20 de janeiro de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá segue o calendário de faixas etárias estipulado pelo Ministério da Saúde.  No total, foram aplicadas 1.325.276 doses em Cuiabá, sendo 523.508 correspondentes à primeira dose e 484.181 à segunda.

Vacina disponível

Pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose ou segunda dose da vacina contra a covid-19 ou as acima de 18 anos que não tomaram o reforço, podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência, pois todas as UBS dispõem do imunizante, com exceção da UBS Grande Terceiro, Ana Poupina e Novo Paraíso II.

As doses para crianças de 3 e 4 anos e de 5 a 11 anos estão disponíveis na UBS Pico do Amor, UBS Altos da Serra I e II, UBS Pedra 90 I e II, UBS Parque Cuiabá, UBS Jardim Liberdade / Osmar Cabral, UBS Parque Ohara, UBS Ilza Terezinha Picolli, UBS Jardim Vitória I, UBS Cidade Verde, UBS Quilombo, UBS Nossa Senhora da Guia, UBS Aguaçu e UBS Rio dos Peixes.

Para as crianças de 6 meses a menores de três anos, as doses estão disponíveis nas unidades do Cidade Verde, Parque Ohara e Ilza Picolli.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet