Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
22:20:02
informe o texto

Notícias / Política

21/12/2022 às 11:13

Para Stopa, 'enterrar' o VLT é o maior crime da história de Cuiabá

Sem citar nomes, vice-prefeito afirma que defesa do BRT acontece por interesses obscuros

Da Redação - Jardel P. Arruda/ Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Para Stopa, 'enterrar' o VLT é o maior crime da história de Cuiabá

Foto: Allan Mesquita

O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) voltou a atacar a troca do veículo leve sobre trilhos (VLT) pelo ônibus de transporte rápido (BRT) como novo modal de transporte público entre Cuiabá e Várzea Grande. Sem citar nomes, ele afirmou que está acontecendo um crime perpetrado por pessoas com interesses obscuros.

“Muitos que estão apoiando o BRT é porque tem interesses obscuros. [...] Pode até sair o BRT, mas isso é o maior crime da história de Cuiabá”, afirmou, na manhã desta quarta-feira (21), em Cuiabá. 

O vice-prefeito ainda emendou que ser contra o BRT é uma questão de princípios, devido a todo o recurso público já investido na obra e também porque o VLT seria um modal mais moderno e com maior longevidade se comparado ao ônibus de transporte rápido.

“Gastamos mais de R$ 1 bilhão e R$ 100 milhões e agora estamos enterrando isso. Este enterro é um crime contra a baixada Cuiabana. Não vou apoiar ninguém que apoie o BRT. Vocês podem checar, vários municípios do Brasil estão deixando o BRT e optando pelo VLT”, disse.

As obras de implantação do VLT estão paralisadas desde 2014. A gestão do ex-governador Pedro Taques judicializou o contrato e o governador Mauro Mendes conseguiu ratificar a rescisão com o consórcio VLT Cuiabá e a autorização para troca do modal. 

Em maio de 2022, foi realizada uma nova licitação, desta vez para o BRT, que sagrou vencedor o Consórcio Construtor BRT, liderado pela empresa Nova Engevix. Em outubro foi assinada a ordem de serviço. Agora, as empresas estão na fase de confeccionar o projeto executivo e as obras devem ser iniciadas no primeiro trimestre de 2023.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet