Cuiabá, quarta-feira, 08/05/2024
03:38:01
informe o texto

Notícias / Geral

23/12/2022 às 11:32

Conselho Municipal de Saúde emite carta aberta contra a intervenção na Saúde de Cuiabá

Carta foi assinada nessa quinta-feira

Leiagora

Conselho Municipal de Saúde emite carta aberta contra a intervenção na Saúde de Cuiabá

Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá emitiu uma carta aberta, nessa quinta-feira (22), se manifestando contra a intervenção na Saúde do Município de Cuiabá. 

Dentre os pontos destacados, o Conselho Municipal de Saúde cita falta de organização e regionalização dos serviços de saúde por parte do Estado, ocasionando a migração de pacientes de municípios do interior para a capital em busca de tratamento, fato que sobrecarrega o município de Cuiabá. Enfatizou ainda que o momento é de discutir Políticas Públicas de Saúde e Não Políticas Partidárias. 

A carta aberta destacou como era o Antigo Pronto Socorro de Cuiabá e as dificuldades enfrentadas pelo município para aquisição de insumos e medicamentos. Em decorrência da pandemia, o mercado farmacêutico não conseguiu suprir as demandas dos municípios, com falta de matéria-prima e aumento dos preços. Além de lembrar que o SUS é tripartite e cada ente deve assumir a sua responsabilidade (Governo Federal, Governo Estadual e Município). 

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Garcia, o Conselho não encontrou motivos concretos para a intervenção na Saúde de Cuiabá. 

“O Conselho atua na elaboração de proposituras para a melhoria dos serviços públicos de saúde. Verificamos 'in loco' as unidades de saúde e apresentamos para a prefeitura as nossas proposituras em prol dos usuários do SUS. Sempre obtivemos respostas dos nossos questionamentos. Sabemos que em outros municípios e estados têm gestões que não dão a mínima para as proposituras apresentadas pelos Conselhos, diferente da administração municipal de Cuiabá. Somos um Conselho atuante, sem lado partidário, e sempre buscamos não só apresentar problemas, mas sim ajudar na resolutividade”, pontuou.  

Veja aqui a íntegra a carta aberta do Conselho Municipal de Saúde.
 

Os pedidos

Na segunda-feira (19), o deputado estadual Paulo Araújo (PP) anunciou que apresentaria um pedido de intervenção estadual na saúde da Capital, com foco no atendimento de média e a alta, complexidade com objetivo de reorganizá-la.

Paulo Araújo disse que o município não tem mais condições de gerir o setor e  chamou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de irresponsável.

Diversos parlamentares já se comprometeram em assinar o documento. Entre eles, o deputado estadual Xuxu Dal’Molin (PL), quem, inclusive, cobrou um posicionamento mais duro por parte dos vereadores por Cuiabá.

O Ministério Público estadual também havia feito pedido semelhante, em razão de diversos descumprimentos judiciais por parte da Prefeitura.  

Na manifestação, assinada pelo procurador-geral em substituição, Marcelo Ferra de Carvalho destacou que profissionais terceirizados que atuam nas policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cuiabá estariam sofrendo sucessivos atrasos no pagamento, motivo pelo qual estariam cogitando uma paralisação das atividades. 

Na Câmara de Cuiabá, o vereador Demilson Nogueira (PP) faz uma coleta de assinaturas para o documento, que deve ser encaminhado ao governador Mauro Mendes (União). Até o momento, ele conseguiu sete assinaturas.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet