Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
06:34:47
informe o texto

Notícias / Política

27/12/2022 às 08:15

Com 17 leis sancionadas em 2022, Janaina relembra principais lutas do ano

Para 2023 a meta é intensificar o trabalho legislativo junto aos municípios e a busca por novas lideranças femininas

Leiagora

Com 17 leis sancionadas em 2022, Janaina relembra principais lutas do ano

Foto: Jardel Silva

Reeleita a deputada estadual de Mato Grossoo mais votada este ano, Janaina Riva (MDB) relembra quais foram as principais lutas enfrentadas em 2022, que resultaram em 16 leis sancionadas e uma promulgada. A parlamentar diz encerrar este ciclo com a sensação de dever cumprido. Ela deposita com muita expectativa para o próximo ano, mas também a certeza de que 2023 e os próximos que virão serão de desafios muitos maiores.

“Foi um ano de muitas lutas, conquistas e discussões importantes na Assembleia em que estive diretamente envolvida, sem falar nos 82.124 votos de confiança que recebi nestas eleições. [...] A luta pelo pró-funcionário e a parceria com IFMT, a defesa da redução da jornada e do teletrabalho para servidores com dependentes que possuem deficiência grave, o trabalho pela garantia dos direitos dos aposentados e pensionistas, o incentivo à agricultura familiar, os embates pelo setor de base florestal e da mineração, pela saúde e infraestrutura dos municípios e a defesa da mulher estiveram no topo da minha lista de ações neste ano”, relembra.

Das 16 leis sancionadas e uma promulgada em 2022 de autoria de Janaina, ela avalia que algumas
 são de extrema relevância social. E cita a Lei 11852/2022 que garante o direito a toda mulher a ter acompanhante, pessoa de sua livre escolha, nas consultas e exames, inclusive os ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde; a 11693/22 que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, embora concluídas, não estejam em condições de atender à população; e a Lei 11707/2022 que garante o direito ao esquecimento de atos de Violência, Preconceito ou Desrespeito contra as Mulheres e garante a retirada de matérias e fotos de veículos de comunicação que exponham o nome da vítima.

“Não podemos esquecer da lei que garante que recursos públicos destinados à Cultura para eventos e shows tenham percentual mínimo de contratação de 30% de artistas locais. Derrubamos o veto do governo do estado agora em dezembro e ela foi promulgada. Outra lei de minha autoria de extrema importância sancionada foi a 11.780/2022 que regulamenta o uso dos veículos de transporte escolar para o transporte também de estudantes de educação superior, abrangendo o IFMT, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)”, avalia.

Janaina encerra 2022 com 460 proposituras apresentadas este ano. No total foram 342 indicações, 25 requerimentos de informações, 13 projetos de resolução, 34 projetos de lei, 25 moções de aplausos, 20 moções de pesar e uma de repúdio apresentados pela parlamentar.  Para 2023 a meta é intensificar o trabalho legislativo junto aos municípios e a busca por novas lideranças femininas.

“Quero estar ainda mais próxima dos municípios e fazer muito mais pela população do estado de Mato Grosso em 2023. Tenho um compromisso pessoal de buscar e incentivar novas lideranças femininas na política e começo esse trabalho desde já”, finaliza a deputada.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet