Cuiabá, sábado, 27/04/2024
09:35:23
informe o texto

Notícias / Política

11/01/2023 às 14:25

AL aprova LOA 2023 e fixa em 20% a margem de remanejamento orçamentário

Emenda de Lúdio que propunha apenas 10% de remanejamento foi rejeitada

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Jardel P. Arruda

AL aprova LOA 2023 e fixa em 20% a margem de remanejamento orçamentário

Foto: JL Siqueira / ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023 em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (11). Na ocasião, foi fixado em 20% a margem para remanejamento orçamentário. A proposta original era de 30%. 

Uma das emendas apresentadas por Lúdio Cabral (PT), a nº 274, tratava justamente deste ponto e propunha uma redução para 10%. O deputado pediu a votação em destaque desta emenda, mas a proposta foi rejeitada.

“A emenda que eu estou apresentando é para que a margem de remanejamento seja de 10%. E olha que na minha opinião deveria ser 5%, que é o mínimo, exatamente considerando que haverá no mínimo mais 30% de receita ao longo do ano que vem e nós comprovaremos isso ao final do ano, quando formos analisar os relatórios de gestão fiscal”, argumentou o petista.

Essa parte da LOA é a que estabelece o percentual ao qual o governo poderia remanejar sem autorização da Assembleia, o que não foi bem recebido entre os parlamentares no ano passado e vinha gerando polêmica.

Logo em seguida à fala de Lúdio, o líder do governo no Parlamento, deputado Dilmar Dal Bosco (União) usou a tribuna para orientar a base a votar contra a emenda de Lúdio, e citou um acordo feito no Colégio de Líderes para que o percentual seja fixado em 20%.

Com isso, a LOA 2023 foi aprovada em segunda em vai à redação final. A provação em primeira ocorreu em 7 de dezembro.


Para este ano, o governo do Estado estima um orçamento de R$ 30,815 bilhões. O montante representa um aumento de 13,72% em relação a este ano, em que o orçamento foi fixado em 26,585 bilhões.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Elzimar Oliveira 12/01/2023 às 00:00

    Como sempre os deputados legislam pelo governo e não pelo povo. É muita negociata e falta de respeito com o cidadão. Na minha opinião teria que ser 0% de margem de remanejamento orçamentário sem autorização da Assembleia.

 
Sitevip Internet