Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
12:20:01
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

12/01/2023 às 14:01

Pecuaristas de MT não precisam mais pagar taxa extra sobre movimentação de gado

Recolhimento da taxa adicional, a partir da suspensão da vacinação contra febre aftosa, começaria em janeiro

Canal Rural

Pecuaristas de MT não precisam mais pagar taxa extra sobre movimentação de gado

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Pecuaristas em Mato Grosso não irão mais precisar recolher a taxa adicional sobre a movimentação de bovinos e bubalinos, que começaria a valer neste mês de janeiro. Cobrança criaria um ônus aos produtores de aproximadamente R$ 50 milhões por ano.

O governo de Mato Grosso revogou a Lei de Defesa Sanitária n° 1.0486, de 28 de dezembro de 2016, que previa recolhimento da taxa adicional, a partir da suspensão da vacinação contra febre aftosa. A taxa incidiria sobre cada bovino e bubalino movimentado, exceto para abate. A última campanha de imunização contra a febre aftosa em Mato Grosso ocorreu no final de 2022.

Articulação junto à lideranças políticas

A revogação, que consta no Diário Oficial do Estado que circulou no dia 11 de janeiro, ocorreu após articulação da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) junto à Assembleia Legislativa, o Fórum Agro e outras entidades do agronegócio.

Conforme o presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, a lei previa a cobrança de uma “taxa extra” a cada vez que o produtor emitisse uma Guia de Trânsito Animal (GTA), exceto para abate, no valor equivalente a 0,01 UPF/MT, que corresponde a R$ 2,20 por cabeça.

Mato Grosso é o maior detentor do rebanho bovino brasileiro com quase 33 milhões de animais.

“Pedimos ajuda a vários parceiros e para os deputados da base que, encabeçados pelo deputado Dilmar Dal’ Bosco, compreenderam nossa demanda, assim como o governador do Estado. Foi uma luta incansável no final do ano de 2022 para que essa cobrança não entrasse em vigor neste ano”, pontua Ribeiro Junior.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet