Cuiabá, domingo, 28/04/2024
04:24:14
informe o texto

Notícias / Geral

28/01/2023 às 16:37

Psicóloga dá dicas para lidar com ansiedade dos filhos na volta às aulas

O retorno à rotina pode deixá-los ansiosos, por isso, saber como evitar esse sofrimento é fundamental

Gabriella Arantes

Psicóloga dá dicas para lidar com ansiedade dos filhos na volta às aulas

Foto: Montagem/Leiagora

Quem tem criança e adolescente na escola sabe que a volta às aulas pode ser um período complicado na vida dos filhos. O retorno à rotina pode deixá-los ansiosos, por isso, saber como evitar esse sofrimento é fundamental. 

A psicóloga Gina Coelho explica que a ansiedade para a retomada das atividades escolares é natural, pois mesmo quando a criança permanece na mesma escola, tudo é um recomeço. "Tanto para os pais, quanto para as crianças. Porque ela vai mudar de professor, terá novos amiguinhos, às vezes a escola fez uma reforma”, comenta ao Leiagora

De acordo com a especialista, é importante dialogar com os pequenos a respeito desse retorno à escola. “Os pais precisam conversar com as crianças antes desse início sobre isso. Que eles estão mudando de série, que terá nova professora, que ele pode dar essa chance ao novo educador, que provavelmente será muito legal igual ao passado e que ele vai construir mais uma amizade”, ensina.

O primeiro dia de aula para crianças que nunca estudaram pode ser um grande desafio, tanto para elas quanto para os responsáveis. Esse momento é muito importante, mas pode trazer preocupações e insegurança. Por isso, algumas dicas são essenciais. 

“A criança não entende muito bem se é temporário ou não. Então os pais precisam preparar elas como desenhar um coraçãozinho na mão de cada um e falar que quando sentir saudades pode dar um beijinho no coração”, sugere Gina. 

A outra orientação é não levar os filhos no primeiro dia de aula. “Estão todos ansiosos, os pais porque nunca deixaram aquela criança, a professora tendo que receber várias ao mesmo tempo. [...] A minha sugestão é esperar dois dias para levar o filho, porque a professora já vai estar com mais atenção nele e vai poder se dedicar mais”. 

Além disso, é importante os pais terem um convívio fora do ambiente escolar. Para que as crianças que sentem saudade uma da outra possam se ver e evitar a ansiedade no retorno das aulas. 

“Fazer uns combinados de cada criança na casa um do outro para brincar para eles não ficarem tão afastados nas férias. Ir no cinema todos juntos também é uma boa opção. Então não se tem esse hábito, mas que deveria ser construído. Dentro da comunidade escolar selecionar cinco casais que possa ter mais proximidade e conhecer a família”, orientou a psicóloga. 

Cerca de 20 a 15 dias antes do início do novo ano letivo é importante ir voltando à rotina. Sendo assim, é preciso que os pais deem suporte aos filhos nessa transição. 

“É necessário ter hora para dormir, para acordar, ter momentos que coloque a criança para fazer uma pintura conforme o horário que ela estuda. 

É bom já organizar os materiais, etiquetar e colocar a criança para acompanhar. Para ela começar a vivenciar aquele clima de volta às aulas, as responsabilidades escolares e com a rotina”, informou a especialista. 
 
De acordo com Gina Coelho, também é interessante diminuir o uso de telas durante esse período. "Diminuindo o uso de tablets, celulares e videogames também é importante. [...] É um trabalho em equipe familiar, porque os pais com os filhos em casa também saem dessa rotina”. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet