Cuiabá, sábado, 27/04/2024
22:07:32
informe o texto

Notícias / Geral

01/02/2023 às 08:02

Dia do Tomate: conheça variedades e benefícios para saúde

Esses são alguns dos benefícios à saúde proporcionados pelo consumo regular do tomate

Leiagora

Pele saudável, ossos mais fortes, cabelos brilhosos, sono de qualidade, melhoria da visão, regulação dos níveis de açúcar no sangue, controle da pressão arterial, fortalecimento do sistema imunológico e redução de dores crônicas. Esses são alguns dos benefícios à saúde proporcionados pelo consumo regular do tomate.
 
Um alimento nutritivo e versátil, presente diariamente na mesa dos brasileiros, seja em saladas, molhos, extratos, sucos, sopas, ensopados ou drinks. Pela sua contribuição alimentar e econômica ganhou uma dia especial: 1º de fevereiro (nesta quarta-feira), data em que se celebra o Dia do Tomate.
 
A nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, destaca que o fruto é rico em fibras o que aumenta a saciedade, auxilia na diminuição dos níveis de colesterol ruim, contribui para controlar o apetite e melhora o funcionamento do intestino. 
O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que contribui na proteção da pele contra os danos causados pelo sol, protege as células do efeito de radicais livres e regula o metabolismo das gorduras.
 
Ainda entre suas principais propriedades estão Vitamina A que ajuda a manter a saúde visual e fortalece e dá brilho ao cabelo, Vitamina C, Vitamina K que ativa a osteocalcina, uma proteína necessária para o crescimento e mineralização dos ossos, além dos sais minerais como potássio que regula a pressão arterial, fósforo, magnésio, ferro e cálcio.

ORIGEM

O tomate é originário das Américas do Sul e Central e foi descoberto pelos astecas, em meados dos anos 700 a.C. Com o início das expedições, os navegadores o levaram para a Europa por volta do século XVI, onde sua versatilidade foi descoberta. Porém, no início era utilizado na decoração das mesas de banquetes. Os italianos foram os primeiros a usar o tomate como comida. Eles chamaram a fruta de “pomo d'oro" (pomo de ouro), que posteriormente deu origem ao nome da receita de molho.

PRODUÇÃO

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), publicado em janeiro de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que foram produzidos no País em 2021 mais de 3,6 milhões de toneladas de tomate, em uma área de 51,9 mil hectares, o que resultou em um valor de produção de R$ 6,4 milhões. Ainda conforme o IBGE a produção estimada de tomate para a safra de 2022, atualizada em dezembro do ano passado, foi de 3,8 milhões de toneladas.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é um grande consumidor de tomate e um eficiente produtor. No cenário de tomates para processamento o país é o 5º maior produtor mundial e no segmento de tomate de mesa se destaca pelo volume produzido e pelas tecnologias disponíveis.
 
TIPOS DE TOMATE

Há uma ampla variedade de tomates no mundo, com formatos diversos (redondos, oblongos, achatados e mini), alguns mais ácidos e outros mais adocicados, carnudos ou com mais polpa. Nas lojas do Fort Atacadista você encontra várias opções com qualidade e preços justos.
 
Cada tipo tem indicação para molho, salada ou outros usos. Entre os tipos mais conhecidos estão:

• Caqui (longa-vida ou convencional): consumo in natura, salada, vinagrete e sanduíches;  

• Carmen ou salada (tomatão ou gaúcho): consumo in natura e saladas;

• Cereja: consumo in natura, saladas, sanduíches e decoração de pratos;

• Holandês: risotos, saladas e decoração;

• Italiano ou saladette: consumo in natura, molhos caseiros, tomate seco e conservas;

• Pera (amarelo, laranja e vermelho): saladas e sanduíches;

• Santa Cruz (ou ainda Santa Clara/Débora): consumo in natura e molhos caseiros;

• Sweet Grape: consumo in natura, saladas, sanduíches e canapés.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet