Cuiabá, sábado, 27/04/2024
18:23:55
informe o texto

Notícias / Geral

06/02/2023 às 08:00

Novo tremor atinge a Síria e a Turquia horas após grande terremoto

Abalo sísmico mais recente atingiu a região menos de 12 horas após primeiro terremoto. Autoridades estimam mais de 1,3 mil mortos

Metrópoles

Novo tremor atinge a Síria e a Turquia horas após grande terremoto

Foto: Ugur Yildirim/ dia images via Getty Image

Poucas horas após o terremoto de grande magnitude que atingiu a Turquia e a Síria, um novo abalo sísmico sacudiu a região, nesta segunda-feira (6/2). Pelo menos 1,3 mil pessoas morreram e outras 5 mil ficaram feridas em decorrência da tragédia nos países, segundo estimativas de autoridades locais.

O primeiro tremor de terra gerou uma série de abalos subsequentes, o que dificulta a identificação e resgate das vítimas. O mais recente foi outro terremoto de magnitude 7,6 também na região central da Turquia, a sudoeste da cidade de Ekinozu, por volta de 13h30 no horário local (7h30 no horário de Brasília).

Acredita-se que centenas de pessoas ainda estejam presas sob os escombros, enquanto equipes de resgate vasculham montes de destroços em cidades e vilas em toda a área. Forças de segurança locais também encontram dificuldades em estimar o número de vítimas nas regiões que não são controladas pelo governo sírio.

Destruição

O vice-presidente turco, Fuat Oktay, afirmou que cerca de 900 edifícios acabaram destruídos nas províncias de Gaziantep e Kahramanmaras. Um hospital desabou em Iskanderoun, que fica às margens do Mediterrâneo.

“Infelizmente, ao mesmo tempo, também estamos enfrentando condições climáticas extremamente severas”, apontou Oktay. A Turquia passa por uma situação de nevascas e fortes tempestades.

Houve pelo menos seis tremores secundários. O governo pede que as pessoas não entrem nos prédios danificados. “Nossa prioridade é resgatar as pessoas presas sob prédios em ruínas e transferi-las para hospitais”, disse o ministro do Interior, Süleyman Soylu.

Na Síria, especificamente, são 245 mortos em áreas controladas pelo governo e 147 nos locais com controle de rebeldes.

Ajuda

Por causa da situação, a União Europeia afirmou que vai enviar equipes de resgate. “Equipes da Holanda e da Romênia já estão a caminho”, postou o comissário Janez Lenarcicd, do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência do bloco.

Grécia e Israel também ofereceram ajuda. “O Estado de Israel está sempre pronto para enviar ajuda por qualquer meio possível.Nossos corações estão com as famílias e o povo turco que está sofrendo neste momento doloroso”, tuitou o presidente israelense Isaac Herzog.

Jake Sullivan, assessor de segurança nacional da Casa Branca, contatou as autoridades turcas nos Estados Unidos e afirmou que o país está pronto para fornecer assistência. “Profundamente preocupados com o terremoto destrutivo de hoje”, escreveu Sullivan em um tuíte.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet