Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
20:36:24
informe o texto

Notícias / Geral

13/02/2023 às 16:21

Gilberto convoca secretários de Saúde de Cuiabá e VG para por ordem nas filas para cirurgia eletiva

O tema foi debatido durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Gilberto convoca secretários de Saúde de Cuiabá e VG para por ordem nas filas para cirurgia eletiva

Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT

O governo do Estado vai fazer uma força tarefa para dar celeridade na fila de cirurgias eletivas de Mato Grosso. Para tanto, a Secretaria Estadual de Saúde solicitou o apoio das prefeituras de Cuiabá e de Várzea Grande, que ocupam as primeiras colocações no que diz respeito à demanda.

O tema foi debatido durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (13), entre o secretário Gilberto Figueiredo e os secretários municipais Guilherme Salomão e Gonçalo de Barros, que respondem pelo setor na Capital e em Várzea Grande, respectivamente.

“Há um grande número de pessoas no sistema que já realizaram a cirurgia, que já faleceram, ou que trocaram de endereço e nós não conseguimos localizar. Então, uma força tarefa será realizada nos 141 municípios, e essa conversa se deu por conta das filas de regulação, onde Cuiabá é a primeira colocada, e Várzea grande é a segunda”, explicou.

O integrante do primeiro escalão estadual afirma que a Secretaria de Saúde irá lançar uma campanha publicitária tratando do assunto e, paralelo a isso, será solicitado o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) e do Ministério Público do Estado (MPE/MT).

“Vamos lançar uma campanha publicitária, junto com isso, um decreto novo do governo, uma interlocução junto ao Cosems para que a gente tire uma resolução com obrigação de fazer a todos municípios”, disse.

Com o MPE, a intenção é fechar um acordo a fim de dar segurança jurídica aos municípios. “Queremos acordar com o Ministério Público algumas soluções que dão segurança aos gestores para poder tirar ou colocar no final da fila aqueles que não querem fazer a cirurgia ou não atualizam o cadastro existente”, detalhou.

A medida visa atualizar o cadastro dos pacientes que se encontram na fila para cirurgias eletivas e, posteriormente, embasar um plano de novas bases de financiamento do governo do Estado e do governo federal.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet