Cuiabá, domingo, 28/04/2024
05:33:46
informe o texto

Notícias / Política

15/02/2023 às 07:28

Mendes pede para Botelho trabalhar pela aprovação da PEC dos Parques

Projeto tem como objetivo proibir a criação de novas unidades de proteção ambiental em MT

Jardel P. Arruda

Mendes pede para Botelho trabalhar pela aprovação da PEC dos Parques

Foto: Jardel P. Arruda

O governador Mauro Mendes (União) fez um pedido particular ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), pela aprovação da proposta de emenda parlamentar (PEC) 12/2022, apelidada de "PEC dos Parques”. A informação é do próprio parlamentar, o qual confirmou esse como um dos temas discutidos em reunião entre os dois chefes de Poderes.

A PEC 12/2022 trata da proibição da criação de novas unidades de proteção ambiental  estaduais antes da regularização de pelo menos 80% das já existentes no estado. 

“[Tratamos de] Projetos que ele tem ideia, que ele acha que tem que fazer. Ele acha que essa PEC dos Parques tem que ser aprovada”, disse Eduardo Botelho, ao Leiagora. A proposta é de autoria do Poder Executivo e foi a última PEC enviada à Assembleia Legislativa em 2022.

A PEC quase foi à votação nas sessões legislativas de janeiro, usadas pelo Parlamento para aprovar outras propostas de emenda constitucional e a Lei Orçamentária Anual de 2023, no dia 12 de janeiro, mas um pedido de vistas do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) adiou a apreciação.

Em Mato Grosso, há casos históricos de parques estaduais criados e não regularizados - com a indenização dos antigos proprietários de terras dentro deles, vigilância organizada e administração sistematizada.

Um dos casos é o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade, na fronteira com a Bolívia, onde fica a Cachoeira do Jatobá, a maior de Mato Grosso. 

Inclusive, já tramitou na Assembleia Legislativa um projeto de decreto legislativo com objetivo de extinguir a unidade de conservação, em  decorrência da falta de indenização de produtores rurais com propriedade no local. Outro parque em disputa jurídica é o Cristalino.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet