Cuiabá, domingo, 28/04/2024
02:13:30
informe o texto

Notícias / Polícia

15/02/2023 às 07:07

Vídeo | Operação mira em grupo especializado em furto de Hilux

Atuação do grupo foi identificada em pelo menos 15 casos de furtos de caminhonetes da marca e modelo

Leiagora

Vídeo | Operação mira em grupo especializado em furto de Hilux

Foto: PJC-MT

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (15) a Operação Kuron para cumprimento de ordens judiciais contra uma associação criminosa especializada em furtos de caminhonetes modelo Toyota Hilux, ocorridos nos últimos meses na região metropolitana.

As ordens judiciais, sendo cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, foram decretadas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) com base em investigações da DERFVA, que apuram mais de 80 furtos de caminhonetes registrados nos últimos meses. 

Os investigados respondem pelos crimes furto qualificado mediante rompimento de obstáculo (emprego de chave falsa e ou dispositivo informático), adulteração de sinal de veículo automotor e associação criminosa. 

As investigações da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), iniciaram após a identificação de uma série de furtos de uma marca e modelo específico de caminhonetes ocorridos no ano de 2022 e início de 2023, que em sua maioria tinham seus sinais identificadores adulterados e posteriormente eram levadas para região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. 

Durante aproximadamente 14 meses de investigações, foram mais de 80 ocorrências de furto de Hilux registrados e investigados pela DERFVA. Nos levantamentos, foi possível identificar a associação criminosa envolvida em pelo menos 15 furtos de caminhonetes Hilux na região metropolitana, em que os investigados clonavam as chaves ou o módulo do veículo para praticar os crimes.

Com base nas investigações, o delegado Edson Arthur Teixeira Peixoto representou pelos mandados contra os investigados, que foram deferidos pela Justiça e são cumpridos nesta quarta-feira (15), pelas equipes policiais da DERFVA. 

Nome da Operação

Kuron significa clone em japonês e faz referência a marca dos veículos, que é japonesa, e as peças das caminhonetes que eram clonadas.

 
PJC
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet