Cuiabá, domingo, 28/04/2024
07:51:33
informe o texto

Notícias / Polícia

16/02/2023 às 13:16

Criador de equinos é indiciado por maus-tratos contra 28 animais

As investigações iniciaram na quarta-feira (14), após denúncias e morte de três dos animais

Leiagora

Criador de equinos é indiciado por maus-tratos contra 28 animais

Foto: PJC-MT

Um homem suspeito de manter em sua propriedade 28 animais, entre equinos e muares, sem as devidas condições de nutrição e tratamento foi indiciado pelo crime de maus-tratos, no município de Vila Rica. As investigações iniciaram na quarta-feira (14), após denúncias e morte de três dos animais.

Segundo as informações, o suspeito arrendava a propriedade localizada nas proximidades do bairro Cristo Rei para criação de equinos e deixou os animais no local em total situação de maus-tratos, sendo verificado inanição, baixa de peso e até morte de alguns deles.

Uma veterinária do Indeia foi até a propriedade e constatou a situação de maus-tratos, verificando que 28 animais encontrados na chácara não tinham condições de continuar no local, uma vez que estavam extremamente magros e não havia pasto para se alimentarem.

A ração dada pelo investigado aos animais também não era dada da forma correta, uma vez que ele dava o alimento puro, sem a devida mistura de elemento fibroso para evitar cólicas e outras consequências aos animais.

Na ocasião, o suspeito disse que já havia arrendado outra propriedade para levar os animais, porém foi verificado que ele não possuía registro no Indea e nem autorização para GTA para transporte dos animais. Ainda durante visita na propriedade, um dos animais foi encontrado morto e há alguns dias vizinhos vinham reclamando do mau cheiro.

Questionado, o investigado negou a situação de maus-tratos e alegou que o animal morreu em razão de mordida de cobra. Porém as investigações apontaram que outros dois animais já haviam morrido antes na propriedade em decorrência da situação precária de cuidados.

Diante de todos os fatos apurados, o delegado de Vila Rica, Diogo Jobane, indiciou o suspeito pelos crimes de maus-tratos de animais da Lei de Crimes Ambientais. Os animais foram retirados da propriedade e colocados em uma área ao lado com pastagem.

 
Assessoria/PJC-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet