Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
15:25:11
informe o texto

Notícias / Geral

16/02/2023 às 18:28

Funcionários do antigo pronto-socorro denunciam assédio e alteração no fluxo de ambulâncias

O Leiagora ouviu relatos de perseguição, ofensas e ainda vedação à entrada de pacientes vindos de policlínicas e UPAs para realização de exames

Gabriella Arantes

Funcionários do antigo pronto-socorro denunciam assédio e alteração no fluxo de ambulâncias

Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

Funcionários do antigo Hospital Pronto-Socorro de Cuiabá (HPSMC), estariam sofrendo perseguição e assédio moral por parte do coordenador administrativo da unidade, Josy Venero, que assumiu o cargo há cerca de 20 dias. Ele estaria, inclusive, intervindo até mesmo no atendimento, proibindo ambulâncias vindas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas. 

Os profissionais procuraram o Leiagora para denunciar a situação. Uma enfermeira que trabalha no local disse que o coordenador estaria humilhando os funcionários, tratando com grosseria e até já chamou um funcionário de burro. 

“Xingar não xinga, mas fala assim: você não tá vendo que está errado? Por acaso é burro? Isso faz na frente de todo mundo. Nós estamos vivendo um militarismo, só imposição. Está tocando o terror dentro do hospital”, disse a denunciante.

Conforme a profissional, que, obviamente preferiu não se identificar para evitar represália, nem os pacientes ficam de fora das grosserias do coordenador. “O que ela deveria se preocupar é com a medicação que falta, no bem-estar do paciente, mas ele está preocupado em se aparecer para todo mundo, porque é o chefão dali”, contou.

Além disso, o servidor também estaria usando o carro cedido pela Prefeitura de Cuiabá para fins pessoais. O veículo não possui identificação do município. “Nunca vi algum servidor tendo carro descaracterizado para andar. Anda para tudo quanto é lugar, vai pra casa e fica 24h com esse carro”. 

Um outro funcionário contou ao Leiagora que a coordenadora proibiu nessa quarta-feira (16), que pacientes que chegam de ambulâncias vindo das UPAs e policlínicas façam tomografia no pronto-socorro. “Agorinha ela proibiu duas ambulâncias com os pacientes que estavam nas policlínicas”, afirmou.

Os profissionais ainda pedem que a intervenção na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) volte. “Os funcionários pedem pelo amor de Deus que a intervenção venha, porque só assim vai acabar essa pressão. O pessoal da intervenção sempre respeitou todos os funcionários. Nós clamamos  pela intervenção”, relataram. 

Leiagora procurou a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para saber das denúncias. Em nota, a Pasta disse que não compactua com prática de assédio, garantindo que o veículo utilizado pelo servidor é para fins de trabalho. 

O servidor denunciado também entrou em contato com a reportagem para se defender das acusações. Em documento enviado ao Leiagora, Josy declarou que assumiu o cargo de coordenador técnico em 16 de janeiro, mas já fazia parte do quadro de servidores da SMS desde 2017. Ele também negou qualquer ter humilhado qualquer funcionário, reafirmando que atende a todos "com dedicação e respeito". 

O servidor também negou usar o veículo oficial para fins pessoais e informou também que desde o dia 10 de fevereiro foi instituido um novo fluxo de exames alta complexidade (tomografias), as quais deverão ser encaminhadas da unidade solicitante por via de ambulância, pois trata-se de Urgência e Emergência. "Em nenhum momento foi proibida a entrada de ambulância, pelo contrario", explicou.

Confira a íntegra da nota da prefeitura: 

Em relação às denúncias realizadas sobre um servidor da pasta, a Prefeitura de Cuiabá informa:

- Não coaduna com a prática de assédio, de qualquer espécie. Inclusive criou o ano passado uma cartilha contra este tipo de prática no funcionalismo público;

- O servidor em questão trabalha há anos na rede e não há nenhum tipo de denúncia ou reclamação contra ele; 

- O carro disponibilizado para o servidor é para fins exclusivamente de trabalho. Por ser responsável pelo pronto-socorro antigo, o servidor utiliza o veículo para se deslocar até a unidade inclusive aos fins de semana, feriados e até mesmo durante a madrugada.

- Denúncias sobre a pasta da saúde podem ser feitas por meio dos canais oficiais da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, nos telefones 0800 645 7885 ou 3617-7329/7384 e também pelo e-mail ouvidoria.saude@cuiaba.mt.gov.br, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.


Confira a íntegra da nota do servidor

NOTA DE ESCLARECIMENTO
  
Considerando as acusações veiculadas por via do site Leiagora.com, no dia 16/02/2023, venho por meio deste, manifestar acerca da nota publicada.

Inicialmente, assumi ao cargo de Coordenador Téc. Administrativo, no HPSMC, em 16/01/2023, conforme publicação do dia 18/01/2023 – Diário Municipal 545, no entanto já fazia parte da equipe de trabalho há mais de um ano – Diretoria Técnica, estando atuando na SMS desde 2017.

Quanto às acusações de ter humilhado funcionário, essa informação não procede, repudiando veementemente essa informação, haja vista que atendo a todos os funcionários, pacientes e colaboradores com dedicação e muito respeito, estando à disposição sempre para colaborar e construir um atendimento humanizado aos usuários e servidores da saúde.

Este servidor não utiliza o carro oficial cedido pela Prefeitura para fins pessoais e não compactua com esse tipo de comportamento.

Esclareço por fim, que no dia 10/02/2023 foi instituído um Novo Fluxo para atendimento de exames Alta Complexidade (Tomografias), as quais deverão ser encaminhadas da Unidade solicitante por via de ambulância, pois trata-se de Urgência e Emergência, em nenhum momento foi proibida a entrada de ambulância, pelo contrario, conforme comprova documento em anexo.

Sem mais para o momento, reiteramos votos de estima e consideração.
 
Atenciosamente,
 __________
JOSY ANNE VENERO AMORIM
COOR. TÉC. ADMINISTRATIVA/SUPERINTENDÊNCIA
HPSMC
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet