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18/02/2023 às 15:39

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo: consumo responsável é prioridade para o setor cervejeiro

A data visa conscientizar a população para os prejuízos relacionados ao consumo excessivo do álcool

Leiagora

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo: consumo responsável é prioridade para o setor cervejeiro

Foto: Imagem ilustrativa

O Carnaval está de volta com grande retomada nas ruas, blocos e festas em todo o País, e o SINDICERV - Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja, lembra que, em meio à folia tão esperada pelos brasileiros, 18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo: data em que devemos ficar alertas aos malefícios do consumo excessivo álcool.

As associadas do Sindicerv, que representam 80% da produção nacional de cerveja, têm atuado ativamente na educação e engajamento dos consumidores para a conscientização e relação no consumo consciente e moderado de bebidas alcoólicas, com cursos e treinamentos em eventos nacionais.

O setor foi pioneiro em desenvolver e patrocinar as principais iniciativas no país de combate à venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e apoio incondicional a Lei Seca com tolerância zero para álcool na direção.

Investimentos e Programas

A Ambev tem, entre suas metas, o investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em campanhas e programas de conscientização até 2025. Entre os programas de conscientização o Dia da Responsa -- data simbólica que mobiliza mais de 30 mil funcionários em visitas em mais de um milhão de Pontos de Venda na conscientização e treinamento sobre o consumo inteligente.

Por meio da cultura, do esporte e do lazer, o Projeto NA RESPONSA colabora diretamente na formação de uma juventude mais saudável. O programa atua em parceria com diversas ONGs em todo o Brasil e tem como objetivo conscientizar famílias e jovens menores de 18 anos em comunidades de baixa renda.

Já o Grupo Heineken, tem 10% de seu orçamento anual de mídia investido na plataforma de consumo responsável. A plataforma Day After Project tem foco na conscientização e na promoção de mudanças reais de comportamento nocivos ao uso de álcool e o Projeto WeLab, para jovens de 18 a 24 anos, tem foco em trazer experiência de autoconhecimento e mudança positiva de comportamento no consumo de bebidas alcoólicas.

“O incentivo ao consumo consciente e responsável de bebidas alcoólicas é um dos principais pilares da agenda do SINDICERV. Trabalhamos com cursos, treinamentos, parcerias com ONG´s, artistas e influenciadores digitais, com o objetivo de impactar e conscientizar todos os consumidores sobre a moderação”, ressalta o presidente executivo do SINDICERV, Márcio Maciel.

Redução do Consumo Nocivo de Álcool

Em uma década de implementação da Estratégia Global de Redução do Consumo Nocivo do Álcool, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil já alcançou avanços significativos na redução em 10% do consumo nocivo até 2025. Recente publicação do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), com dados da OMS revelou, que o consumo de álcool per capta teve uma redução de 13% (de 8.5 litros para 7,4 litros), inferior a região das Américas (7,6 litros).

Os dados mais recentes de consumo excessivo de álcool pela população brasileira sinalizam que, ao menos neste quesito, o Brasil se aproxima de um retorno aos índices do período pré-pandemia. Em 2021, a frequência deste padrão de consumo foi de 18,3% para a população geral no conjunto das 27 capitais, indicando que, após o aumento em 2020, com prevalência de 20,9%, o consumo excessivo retornou aos patamares percebidos desde 2010.

"O enfrentamento do uso nocivo de álcool no Brasil é uma das principais pautas do setor cervejeiro, que historicamente, trabalha nessa conscientização da população. Desta forma, seguimos empenhados em nossas ações para contribuir com fatos, dados e programas que enriqueçam ainda mais as ações planejadas para reduzir esse problema de saúde pública”, finaliza o presidente executivo.

Sobre o Sindicerv  

O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja é a entidade que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas. 

 
Da assessoria
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