Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:57:11
informe o texto

Notícias / Polícia

18/02/2023 às 17:31

Motoristas flagrados respeitando regras de trânsito recebem “multa positiva” em Cuiabá

Campanha de conscientização pelo trânsito foi realizada durante a 18ª edição da Operação Lei Seca

Leiagora

Motoristas flagrados respeitando regras de trânsito recebem “multa positiva” em Cuiabá

Foto: PMMT

A 18ª edição da Operação Lei Seca, realizada na noite de sexta-feira (17), na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá, marcou o lançamento de uma campanha de conscientização pelo trânsito seguro, Durante a ação, os motoristas flagrados conduzindo seus veículos conforme as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) receberam a “multa positiva”.

A iniciativa, executada por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), visa incentivar ainda mais a responsabilidade no trânsito e atuar de forma preventiva, especialmente no enfrentamento da combinação de álcool e direção, uma das principais causas de acidentes e mortes no trânsito.

A intenção é conscientizar o maior número de motoristas possível, com orientações para que não dirijam após a ingestão de bebidas alcoólicas, promover a segurança viária e a ordem pública. Quem realizou o teste do etilômetro e teve resultado negativo, e ainda estava com a documentação e veículo regular foi congratulado pela boa conduta.

Pela legislação, o condutor que apresentar índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido no teste do etilômetro é preso em flagrante, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e tem a CNH suspensa, além de responder por crime de embriaguez ao volante previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida e paga multa.

Fiscalização

Durante a ação integrada, 113 veículos foram fiscalizados e 124 testes de alcoolemia realizados, que resultaram na prisão de sete pessoas e na autuação de oito por condução de veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Também foram emitidos 56 Autos de Infração de Trânsito (AITs). Do total, 18 foram por condução de veículo sob efeito de álcool e 11 por dirigir sem os Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), entre outros. Dos 113 veículos fiscalizados, 38 foram removidos, sendo 34 carros e quatro motocicletas.

Além do GGI, a 18ª edição da Operação Lei Seca envolveu o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Corpo de Bombeiros, Socioeducativo e a Polícia Penal.

 
Assessoria/Sesp-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet