Cuiabá, sábado, 27/04/2024
15:09:50
informe o texto

Notícias / Geral

19/02/2023 às 18:00

Coreia do Norte: míssil foi ameaça contra Coreia do Sul e EUA

Segundo Pyongyang, lançamento de ICBM prova capacidade para "contra-ataque nuclear fatal". EUA e Coreia do Sul reagem após exercício militar

Metrópoles

Coreia do Norte: míssil foi ameaça contra Coreia do Sul e EUA

Foto: Micha Brändli/Unsplash

O governo da Coreia do Norte confirmou, neste domingo (19/2), que o teste de um míssil balístico intercontinental (ICBM; na sigla em inglês) na véspera foi uma advertência à Coreia do Sul e aos Estados Unidos.

Segundo a agência de notícias estatal KCNA, para as autoridades norte-coreanas, o “treinamento-surpresa” teria fornecido “provas reais” da “capacidade de contra-ataque nuclear fatal” do país e de que as unidades ICBM estariam prontas para “contra-ataque móvel e poderoso”.

A intenção do lançamento foi verificar a confiabilidade da arma e a prontidão ao combate das forças nucleares da Coreia do Norte, prosseguiu a KCNA. O míssil teria alcançado altitude máxima de 5.770km e voado uma distância de cerca de 990km.

Seul e Washington reagem

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, ordenou, o teste às 8h desse sábado (às 21h da sexta-feira, em Brasília). À tarde, o Hwasong-15 foi lançado do aeroporto de Pyongyang, capital da Coreia do Norte.

Segundo fontes do Japão, o ICBM voou 66 minutos antes de cair em sua zona econômica exclusiva (espaço marítimo para além das águas territoriais). Análises de Tóquio indicaram que o míssil teria capacidade para atingir o território continental dos EUA.

Em reação ao teste do Norte, a Coreia do Sul e os EUA fizeram treinamento aéreo combinado neste domingo, envolvendo um bombardeiro estratégico americano, informaram fontes militares sul-coreanas.

Seul e Washington têm programados para a próxima semana exercícios militares visando melhorar a reação a um eventual ataque nuclear da Coreia do Norte. Na semana anterior, Pyongyang prometera que mostraria uma reação “inusitadamente” forte aos treinamentos.

Poucos dias atrás, Seul classificou a Coreia do Norte como “país inimigo”. O lançamento do míssil no sábado foi o primeiro pelo país, desde 1º de janeiro. Não está esclarecido se o governo de Kim tem um ICBM dotado de ogiva nuclear operacional.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet